Veja momentos em que estar solteiro pode ser mais caro do que estar comprometido

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de agosto de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ser solteiro pode custar mais em gastos, economias e benefícios do que estar em um relacionamento com alguém que compartilha de obrigações financeiras

Estar solteiro é sinônimo de liberdade, mas o preço pela solteirice é bem mais ‘salgado’ – foto Freepik

 

Há muitas vantagens em ser solteiro. Entre eles: Você pode dar as cartas em sua vida sem compromisso.

Mas ser solteiro pode custar mais em gastos, economias e benefícios do que estar em um relacionamento com alguém que compartilha das obrigações financeiras da vida.

De modo geral, aqui estão apenas quatro maneiras pelas quais voar sozinho pode colocá-lo em desvantagem financeira — e algumas maneiras de mitigá-las.

Você provavelmente pagará mais pelo básico

Para dizer o óbvio, pagar 100% da conta para manter um teto sobre sua cabeça, as luzes acesas, a geladeira abastecida e o aquecedor de água em bom estado será maior do que dividir o custo com um parceiro.

Além de dividir esses custos, os casais que optam por se casar têm outra vantagem: muitas vezes recebem uma ajuda financeira em dinheiro e presentes dos convidados do casamento.

Você não tem um suporte financeiro

Se você é solteiro e perde o emprego, perde 100% de sua renda. Se você mora com um cônjuge ou companheiro que também trabalha, você só perde parte da renda familiar.

Em outras palavras, você não terá ninguém para apoiá-lo enquanto procura outro emprego ou tenta iniciar seu próprio negócio.

O mesmo vale para lidar com qualquer outra interrupção financeira na vida – como um problema médico que o impeça de trabalhar.

É por isso que os planejadores financeiros geralmente recomendam que os únicos chefes de família tenham de seis a 12 meses de despesas economizadas para emergências em caso de perda de emprego ou despesas grandes e inesperadas, bem como um amplo seguro de invalidez que pode substituir grande parte de sua renda.

Você pode ser cobrado extra em uma viagem em grupo

Fazer uma viagem sozinho às vezes pode custar mais se você optar por uma experiência de viagem em grupo ou retiro.

Isso porque você pode receber uma cobrança adicional, o que significa que você está pagando uma taxa por pessoa mais alta do que cada um dos dois companheiros de viagem que se inscrevem como casal.

Parece injusto. “As pessoas muitas vezes pensam ‘Por que estou pagando mais porque estou viajando sozinho?” disse Yves Marceau, vice-presidente da G Adventures, que oferece passeios de aventura para pequenos grupos.

A razão, disse Marceau, é porque o custo por pessoa do pacote total está relacionado às tarifas negociadas dos quartos com base na ocupação dupla.

É por isso que os viajantes individuais podem ser cobrados um suplemento para contabilizar o custo adicional de usar um quarto com preço para dois.

“A maioria das operadoras não ganha dinheiro com o suplemento único. Mas eles cobram para cobrir o custo”, disse Marceau.

Outra maneira de evitar o suplemento é perguntar se há alguma opção de ocupação de quarto individual disponível.

É mais provável que você fique sem dinheiro para a aposentadoria

Quando se aposentam, as mulheres solteiras, que incluem as divorciadas e viúvas, têm um déficit de poupança de aposentadoria três vezes maior do que o de seus pares casados, de acordo com o Employee Benefit Research Institute.

O déficit é uma medida de quanto mais dinheiro uma pessoa precisa para cobrir despesas básicas, como moradia, alimentação, transporte, vestuário e assistência médica.

Há muitas razões para esse déficit — incluindo ganhos gerais de carreira mais baixos.

Mas uma chave para aqueles que são solteiros e nunca se casaram é que eles não têm a mesma oportunidade de economizar tanto quanto um casal, disse Craig Copeland, diretor de pesquisa de riqueza do EBRI.

“Como uma única pessoa, você só pode economizar uma certa quantia, enquanto duas pessoas podem economizar mais em contas com impostos diferidos e cada uma pode atingir o máximo”.

*Informações CNN