Veja isso: algumas reações às vacinas contra Covid-19 são causadas por ansiedade

  • Robson Leite
  • Publicado em 3 de maio de 2021 às 17:00
  • Modificado em 3 de maio de 2021 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como os autores do estudo pontuaram, “o estresse de uma pandemia também pode aumentar a ansiedade em torno da vacinação contra Covid-19”.

Encabulados com as reações, pesquisadores afirmam que desmaios têm relação com a ansiedade pela vacinação

Pesquisadores do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, afirmam que um grupo de pessoas que apresentou sintomas suspeitos ligados às vacinas contra Covid-19 provavelmente experimentou um breve surto de ansiedade.

Ou seja, os casos em nada estariam relacionados à eficácia dos imunizantes.

No início de abril, surgiram vários relatos de que pessoas em pelo menos cinco locais de vacinação diferentes nos EUA apresentaram sintomas quase imediatos após a vacinação.

Esses sintomas incluíam predominantemente desmaios, bem como tonturas, vertigens e respiração acelerada.

Os incidentes, que envolveram pessoas que receberam a vacina de dose única da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson), levaram ao fechamento temporário de vários locais, e tanto as autoridades de saúde locais quanto o CDC se comprometeram a examinar o assunto.

Por fim, os funcionários do CDC analisaram 64 casos documentados em cinco locais de vacinação, entre os dias 7 e 9 de abril, além de entrevistarem profissionais da saúde que estavam presentes no local no momento da aplicação das doses.

Também foram verificados os dados de segurança do mundo real coletados por meio do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas.

Apesar de algumas pessoas terem visitado o hospital posteriormente e os incidentes fecharem quatro desses locais, nenhum dos sintomas foi considerado grave, e a maioria dos pacientes se sentiu melhor em 15 minutos.

Outras 17 pessoas desmaiaram, enquanto mais da metade sentiu vertigem e tontura; cerca de um terço sentiu náuseas e/ou vômitos.

E 13 pacientes também disseram aos funcionários que já haviam desmaiado no passado por medo de agulhas ou vacinas.

Os resultados da investigação do CDC foram publicados na última sexta-feira (30) em seu Relatório Semanal de Morbidez e Mortalidade (MMWR).


+ Saúde