Veja 7 cuidados ao fazer as unhas no salão que evitam doenças

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de outubro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fazer as unhas no salão exige uma série de cuidados essenciais para evitar doenças; confira aqui quais são

Alguns cuidados são fundamentais na hora de fazer as unhas em um salão – foto Freepik

 

Fazer as unhas no salão é um dos passos da rotina de beleza de muitas pessoas, então é preciso escolher um local com bons profissionais.

No entanto, um detalhe que acaba sendo esquecido é considerar a biossegurança do lugar, ou seja, as medidas que o local toma para minimizar qualquer risco à saúde de seus clientes.

Isso porque, apesar de parecer uma atividade inofensiva, fazer as unhas em um salão que não tenha esses cuidados pode causar a transmissão de doenças.

A não utilização de luvas descartáveis e o uso do mesmo utensílios para fazer as unhas de diversos clientes são problemas nesse sentido.

A micose, por exemplo, é uma das doenças que podem ter transmissão por meio de cortadores, alicates de cutículas e de unhas, lixas e toalhas úmidas, caso estes materiais tenham contato com unhas contaminadas.

Além disso, a hepatite C também tem transmissão nesses ambientes, quando uma pessoa com o vírus se fere com um alicate e o mesmo objeto vai em outro cliente sem esterilização.

Por isso, é sempre importante saber os cuidados que um salão de beleza deve ter antes e durante o seu atendimento. Assim, você poderá cobrá-lo ou mudar de local caso eles não estejam sendo cumpridos.

A seguir, veja as dicas que Vanessa Castro, manicure e especialista em unhas do Instituto Embelleze, dá sobre isso.

Cuidados na manicure

Segundo Vanessa, as clientes precisam ficar atentas e se certificar de que a profissional esteja utilizando instrumentais esterilizados e descartáveis novos. As ações que o salão precisa tomar para promover a biossegurança incluem:

– A manicure deve utilizar luvas descartáveis;
– Alicates, cortadores e espátulas devem ter esterilização a vapor em autoclave pelo tempo aproximado de 40 minutos;
– Recipientes para deixar pés e mãos de molho devem ser descartáveis ou forrados com plástico para evitar o contágio por doenças fúngicas, como as micoses;
– Lixas e palitos precisam ser descartáveis e, aliás, não devem ser reutilizados em vários clientes;
– O salão deve garantir a limpeza de superfícies de trabalho como bancadas, mesas e cadeiras;
– Produtos como esmaltes e removedores precisam estar dentro da data de validade;
– Não deve usar toalhas em mais de uma cliente antes de uma lavagem adequada.

Prestando atenção nesses fatores, você vai poder continuar a sua rotina de beleza sem ter que passar por perrengues e preocupações depois!

*Informações Alto Astral