Veja 4 dicas valiosas para cuidar das suas plantas e flores durante o verão

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 8 de janeiro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem cultiva plantas e flores em casa deve dar atenção às plantinhas no verão, viu? Afinal de contas, nem todas as espécies se dão bem com as altas temperaturas

Algumas plantas e flores precisam de cuidados especiais durante as altas temperaturas – foto Freepik

 

Quem cultiva plantas e flores em casa deve dar atenção às plantinhas no verão, viu? Afinal de contas, nem todas as espécies se dão bem com as altas temperaturas e, por isso, exigem alguns cuidados especiais.

Assim, os paisagistas Luiz Gustavo e Luiz Felipe separaram os 4 principais cuidados com as plantas e flores durante a estação para deixar seu lar mais verde e cheio de vida. Confira:

1. Regas

Por conta do clima quente e seco do verão, as plantas e flores precisam de mais água. No entanto, é preciso saber equilibrar as coisas.

Lembre-se: o excesso ou a falta de rega podem apodrecer a raiz e causar outras doenças no plantio. Então, molhe frequentemente suas plantas, mas com moderação.

“Sempre coloque o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Além disso, observe se os pratinhos ou gavetas estão com excesso de água depois de regar”, recomenda Luiz Gustavo.

Uma outra dica é borrifar água nas folhas de maneira suave e uniforme para garantir que a planta esteja absorvendo os nutrientes que precisa para crescer.

O importante é evitar molhar o jardim nos horários de sol intenso. “Deixe para regar no início da manhã ou no final da tarde”, aconselha o paisagista Luiz Felipe.

2. Cuidados no lar

Em razão da mudança de posição do sol no verão, é importante ficar de olho caso suas plantinhas estejam recebendo mais ou menos luz solar do que o necessário.

Tome cuidado, principalmente, com aquelas que não podem receber sol direto nas folhas. Uma ideia sugerida pelos paisagistas é trocar os vasos de lugar para que seja feito um equilíbrio entre luz e sombra.

3. Podas

Outro conselho é não realizar podas mais drásticas no verão, pois o outono é uma estação mais indicada para este fim.

Portanto, apenas faça as podas de rotina ou limpeza de folhas e galhos secos e deixe as mais complexas para depois. Tudo tem o seu tempo certo!

4. Adubação

Se tiver plantas com flores no seu jardim, aproveite essa época do ano para adubá-las com adubos orgânicos. E, independente da estação, sempre esteja atenta às pragas e ervas daninhas presentes nos vasos.

*Informações Alto Astral