Varíola dos macacos: Morador do interior de São Paulo é o 6º caso registrado no país

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 16 de junho de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ministério da Saúde informou que paciente de 28 anos testou positivo nesta quinta (16); ele está em isolamento e apresenta quadro clínico estável.

6º caso de varíola dos macacos no Brasil é registrado no interior de São Paulo

 

Um morador de Indaiatuba (SP), de 28 anos, é o quarto caso confirmado da varíola dos macacos no estado de São Paulo, e o sexto no Brasil.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, que informou que o caso foi confirmado laboratorialmente nesta quinta (16), pelo Instituto Adolfo Lutz.

“O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município”, diz a nota.

Assim como os outros três casos confirmados no estado, a contaminação é considerada importada, já que o paciente tem histórico de viagem à Europa.

Segundo a pasta, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente, como o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos.

“O Ministério da Saúde, por meio da Sala de Situação de Monkeypox e do CIEVS Nacional, segue em articulação direta com o estado de São Paulo para monitoramento do caso e rastreamento dos contados”, diz o comunicado.

Até o momento o Brasil registra seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo (dois na capital, um em Vinhedo e outro em Indaiatuba), um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro – há 13 casos suspeitos em investigação.

Outros casos em SP

São Paulo confirmou na noite da última terça (14) um terceiro caso de varíola dos macacos no estado: um homem que reside na capital paulista, de 31 anos, que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas com bom quadro clínico.

O primeiro caso da doença no país foi confirmado no dia 9 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, segundo país com o maior número de casos da doença, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital. Ele tem bom estado clínico.

O segundo paciente é um homem de 29 anos que viajou à Europa e está isolado em sua casa em Vinhedo, interior de São Paulo.

Sintomas da varíola dos macacos

Febre
Dor de cabeça
Dores musculares
Dor nas costas
Gânglios (linfonodos) inchados
Calafrios
Exaustão

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

*Informações G1


+ Saúde