Vai viajar? Saiba o que fazer com seu animal de estimação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 12:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você quer levar seu bichinho junto ou deixá-lo em casa, atente às dicas do Jornal da Franca

Antes de viajar para aproveitar as férias, quem tem bichos de estimação precisa ficar atento a alguns detalhes. Dá para levá-los? Ou melhor arrumar um local para ele?. O Jornal da Franca dá dicas para você.

Se o pet acompanhar a família, é necessário verificar se o hotel aceita animais. Segundo a médica veterinária Mariana Amâncio é bom garantir que o cão ou o gato estejam protegidos contra parasitas, como pulgas e carrapatos, e que tenham identificação na coleira, com nome e telefone para contatar o dono.

“No carro, os animais também podem apresentar enjoos – por isso, evite alimentá-los momentos antes da viagem. Não deixe que seu cão fique com a cabeça para fora do carro, pois pode causar problemas nos olhos e ouvidos, além do risco de ele ser atingido por pequenos objetos”, ressalta a veterinária.

O ideal é que o pet seja colocado em caixas de transporte ou outros meio apropriados, como cadeirinhas com cinto de segurança.

Hospedagem

Caso o proprietário não queira ou não possa levar o pet, Mariana Amâncio indica deixá-lo em hospedagens próprias para animais, que são cada vez mais populares.

“Dê preferência para estabelecimentos bem-recomendados e visite o local antes para não ter surpresas. Outra opção são os profissionais que cuidam de seu amigo sem tirá-lo de casa, fazendo visitas periódicas durante o dia para brincar e garantir que ele fique bem alimentado”, diz.

Segundo a veterinária, o mais importante é que o animal tenha acompanhamento durante esse período de ausência dos donos.


+ Viagem