Vai levar o pet para viajar? Confira essas dicas antes de sair!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seja de carro ou avião, alguns passos são fundamentais para garantir o bem-estar e a proteção do bichinho

Levar seu pet em viagens requer alguns cuidados básicos

 

Fim das aulas, fim do trabalho, fim de ano… Você merece descansar, né? E seu pet também! Afinal, abanar o rabo e correr atrás dos brinquedos o ano todo são tarefas bastante cansativas, viu?

Então, se você considerou levar seu amigão na viagem é hora de estar atento a alguns fatores para que tudo saia bem e vocês consigam aproveitar as férias! Olha só essas dicas:

De olho na alimentação

Sabe quando estamos prestes a viajar e evitamos alguns alimentos por ter certeza que eles nos fará mal durante a viagem? O mesmo vale para os animais.

Para evitar possíveis enjoos e vômitos, opte por não alimentar o pet a partir de quatro horas antes do embarque e, inclusive, durante o percurso.

Mas lembre-se de alimentá-lo logo quando chegar ao local, ok? Vale já deixar em mãos alguns petiscos!

Xixi e cocô não tiram férias

Sim, as necessidades fisiológicas podem aparecer a qualquer hora. E já que não podem ser previstas, o ideal é ficar de olho no seu amigo e fazer algumas paradas, se possível, para ele poder fazê-las.

Confira a documentação

Assim como você não viaja sem seus documentos de identidade, o pet também precisará de documentação, principalmente as exigidas pelos estabelecimentos, como a carteirinha de vacinação.

Vale considerar levar também o RGA do animal!

Cuidado com a temperatura

Para as viagens de carro, é comum que liguemos o ar condicionado, né? Mas quando estamos viajando com nossos bichinhos é preciso um cuidado a mais em relação à temperatura.

Por isso, certifique-se que o clima não está extremo, ou seja, nem muito frio, nem muito quente! Isso também vale para a sua região de destino, pois alguns lugares apresentam condições climáticas diferentes das que o pet está acostumado.

Nesses casos, consulte seu veterinário com antecedência para conferir quais as melhores maneiras de manter o bem-estar nesses locais.

Tranquilidade é a chave para dar certo

Embora as fotos de cachorros passeando de carros sejam lindas, convenhamos que nem todos amam esse programa, né?

O momento pode ser bastante estressante para alguns animaizinhos e saber contornar esse sentimento fará toda a diferença para o sucesso da viagem.

Além de apostar em brinquedos, outras medidas mais eficientes podem ser prescritas pelo médico responsável pelo pet. Sem automedicação, hein?!

Aeroporto pede cuidados específicos

Se a viagem em questão é de avião, a lista de cuidados aumenta consideravelmente. Isso porque você precisa checar as diretrizes de cada companhia aérea e entender como os trâmites são feitos.

Mas aqui vão algumas dicas gerais:

– tenha em mãos o atestado sanitário, que comprova a boa saúde do seu pet para realizar a viagem;
– atualize a carteira de vacinação;
– certifique-se de que a reserva (ou “passagem”) do animal foi emitida corretamente;
– dias antes, comece a adaptar o animal à caixa de transporte, pois ela é obrigatória tanto na cabine, quanto no porão do avião;
– para viagens internacionais, lembre-se de checar se a raça em questão é aceita no país de destino.

*Informações Alto Astral


+ Pets