Vagas de emprego e abertura de novas empresas movimentam economia de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de julho de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De janeiro a junho deste ano, foram criados mais de 2.283 MEIs (Microempreendedores Individuais), que representam em torno de 50% de todas empresas ativas na cidade

Boletim econômico do 1º semestre mostra dados positivos na movimentação da economia

 

A Secretaria de Desenvolvimento de Franca divulgou nesta semana, duas edições dos Boletins Econômicos, referentes ao primeiro semestre deste ano, que apontaram um aumento na quantidade de empresas abertas na cidade e também uma movimentação positiva na geração de empregos.

De acordo com os dados da Jucesp Franca (Junta Comercial do Estado de São Paulo), nos primeiros seis meses deste ano, foram abertas 1.367 novas empresas, com o registro de um saldo positivo de 526 novas ativas, junto ao município.

De janeiro a junho deste ano, foram criados mais de 2.283 MEIs (Microempreendedores Individuais), que representam em torno de 50% de todas empresas ativas na cidade. Atualmente, são 31.995 empreendedores individuais em atividade, em Franca.

Para as pessoas que desejam abrir ou formalizar a sua empresa, deverão procurar a Sala do Empreendedor, unidade da Secretaria de Desenvolvimento, que oferece todo o suporte e o apoio para a abertura de empresas, viabilidade, licenciamento, a inscrição municipal, autorização para a emissão de NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônico), além da geração de boletos de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

A Sala do Empreendedor registrou 387 atendimentos, no último mês e no primeiro semestre já são 4.310 atendimentos.

O outro Boletim Econômico apresentou os dados sobre emprego na cidade, referentes ao mês de maio, onde foram abertas 1.164 novas vagas, atingindo o saldo de 6.504 oportunidades de trabalho.

Esse número representa o maior valor encontrado na série histórica do município. Deste total, 38% (36.205) estão concentrados no setor de serviços, que cresceu 7,34%, ao longo deste ano, seguido pela indústria, com 29% (27.892), que subiu 14,18% no período, enquanto que o comércio com 28% (26.545), permaneceu estável, com 0,12% de ampliação do estoque.

Os números mostram que Franca atingiu a marca de 95.078 mil trabalhadores ativos nos últimos dez anos.

Ainda de acordo com o boletim, no primeiro semestre, foram recebidos 8.446 currículos para um total de 2.275 vagas de emprego captadas.

Os principais setores das vagas disponibilizadas foram administrativo, comercial, produtivo e tecnológico.

Já, por meio do Programa ‘Caminho para o Emprego’, 764 trabalhadores receberam capacitação e participaram dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, gratuitamente.

Ao todo, foram mais de 48 cursos nas áreas de alimentação, agropecuária, vestuário, atendimento e vendas.

Os boletins econômicos poderão ser conferidos pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/boletim-economico .

Serviços:

Sala do Empreendedor

Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Franca – parte térrea do prédio da Prefeitura
Tel / Whats: (16) 3721-4669
e-mail: [email protected]


+ Economia