Umidade relativa do ar fica baixa em Franca no domingo: sinal de alerta à população

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de setembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Índice chega a 19% durante o dia na cidade e pode ficar mais baixo ainda durante a semana

Índice chega a 19% durante o dia na cidade e pode ficar mais baixo ainda durante a semana, além de muito calor previsto

Este domingo foi de temperatura elevada em Franca. O calor chegou a 35ºC, com sensação térmica de 37ºC e outro dado preocupante, segundo o Climatempo.

Por volta das 14 horas, a umidade relativa do ar em Franca chegou a 19%, índice bastante baixo e que pode comprometer a saúde da população.

Por volta das 19 horas o índice melhorou, chegando a 27%, mas ainda assim é preciso tomar certos cuidados para não enfrentar problemas.

Para esta semana, o Climatempo prevê temperaturas de até 37ºC, sendo que a sensação térmica pode ficar até três graus acima disso, um verdadeiro forno.

Alerta vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o Distrito Federal, Goiás e áreas próximas de estados vizinhos em razão da baixa umidade do ar.

O índice já chegou a 10% neste domingo (19), na capital federal, e o alerta de emergência se estende até 18 horas deste domingo.

Ontem (18), já foi registrada umidade relativa do ar de 10% na região administrativa do Gama, índice alcançado também às 10h deste domingo na área.

Ao meio-dia, a região do Plano Piloto estava com umidade em 12%, a de Águas Emendadas, com 11%, e a de Brazlândia, com 13%.

É preciso ficar alerta

O alerta vermelho, de grande perigo, é dado quando a umidade fica abaixo de 12%.

Para que a população mantenha-se saudável, é preciso ingerir bastante líquido durante o dia, evitar exposição ao sol e atividades físicas nos períodos mais quentes e secos e umidificar os ambientes com bacias de água ou outros dispositivos para amenizar os desconfortos no organismo.


+ Cotidiano