Truque para bateria do celular durar mais. Engenheiro ensina e fábricas confirmam

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em um vídeo que viralizou, engenheiro recomenda conectar primeiro o carregador na tomada e só depois conectar o cabo no celular

Você já deve ter ouvido inúmeras dicas para fazer a bateria do celular durar mais, mas existe um truque simples que pode fazer toda a diferença, confirmado pelas fábricas dos aparelhos.

Em um vídeo que viralizou, o engenheiro @theworldbypablo recomenda conectar primeiro o carregador na tomada e só depois conectar o cabo no celular. Isso porque, ao conectar primeiro o cabo no dispositivo, pode ocorrer um pico de tensão que pode danificar a bateria.

Essa mesma recomendação é feita por empresas como a Huawei. Fazendo dessa forma, é o carregador quem recebe os efeitos de uma possível sobrecarga na rede no primeiro momento e não o smartphone.

Olhar o estado do fio

Outro conselho dos fabricantes é ficar atento ao estado do fio usado para conectar o carregador. Se você notar alguma faísca ou sinal de defeito ao conectar o carregador, é recomendável substituí-lo o mais rápido possível.

Um fio de linha defeituoso pode causar danos tanto ao carregador quanto ao celular.

Usar cabos e carregadores oficiais

É fundamental utilizar carregadores e cabos oficiais do celular. Eles possuem a proteção adequada e evitam qualquer problema relacionado à potência máxima.

Os iPhones, por exemplo, possuem tecnologia para “solicitar” a voltagem máxima necessária para carregar. Por isso, mesmo que você utilize um carregador de 90W de um MacBook Pro, não haverá problemas.

Pode ficar carregando durante a noite?

No caso de iPhone, quando está totalmente carregado, o carregador para de fornecer energia. Por isso, não tem problema deixar o celular conectado ao carregador durante a noite toda.

Você pode conferir se está tudo bem pela manhã tocando no carregador e verificando se está frio. Se estiver quente depois de uma noite inteira, é melhor substituí-lo.

Evite carregar o celular em locais com temperaturas muito altas ou muito baixas. Deixar a bateria exposta a altas temperaturas pode danificá-la permanentemente.

Em ambientes assim, a duração da bateria pode diminuir temporariamente, mas assim que ela voltar à temperatura normal, seu desempenho também se normalizará.

Cuidado com a capinha do celular

Recarregar o celular enquanto ele está dentro de certos tipos de capas pode causar um aumento excessivo de temperatura e prejudicar a capacidade da bateria.

Segundo o portal Só Notícia Boa, se você perceber que o celular esquenta durante o carregamento, é melhor removê-lo da capa.


+ Tecnologia