Formula Chopp

Trote Solidário Uni-Facef arrecada 5,5 toneladas de alimentos para famílias carentes

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de abril de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar das limitações do distanciamento social, os calouros conseguiram arrecadar 5,5 toneladas de alimentos e mais de 500 latas de suplemento

A gincana solidária do Uni-Facef teve a cerimônia de encerramento da edição 2021 na noite de sexta-feira (9).

O evento tem o objetivo de acolher os calouros de forma humanizada e respeitosa, contando com quase 30 anos de existência.

O Trote Solidário Uni-Facef 2021 teve início em fevereiro, logo após o início das aulas, com a participação de todos os cursos de graduação, divididos em 9 equipes.

Devido às limitações e restrições impostas pelos planos de contenção da Covid-19, o formato teve que ser adaptado.

A prova de arrecadação de alimentos (destinados ao Fussol e a entidades assistenciais) e suplementos (que serão entregues ao Centro de Voluntários da Saúde e, então, destinados aos pacientes do Hospital do Câncer de Franca) foi mantida.

A prova artística, que acontecia sempre nas cerimônias de encerramento, com a presença da Apae-Franca, foi substituída pela “Prova do Vídeo”, que consistiu na exigência de que cada equipe criasse e produzisse um vídeo com duração de 1 a 2 minutos, abordando a realidade vivida com a pandemia de covid-19.

Apesar das dificuldades e limitações do distanciamento social, os calouros, apadrinhados pelos chefes de seus respectivos departamentos e professores, conseguiram um expressivo resultado:

  • Alimentos: 5.509 Kg
  • Suplementos: 448 latas de Ensure 400g

Em tempos de pandemia e do recrudescimento de dificuldades financeiras, essa arrecadação ajudará muitas pessoas.

Na cerimônia de encerramento, os calouros de todos os cursos de graduação foram recepcionados em sala virtual da plataforma Zoom e, ao lado de professores, membros da reitoria e convidadas, assistiram aos vídeos de cada equipe e conheceram os premiados da noite: o melhor vídeo e o vencedor geral.

A abertura do evento ficou a cargo do reitor Alfredo José Machado Neto, que parabenizou a todos e destacou os resultados obtidos e a relevância dessa ação para a comunidade acadêmica e para a comunidade de Franca.

Além de assistirem aos vídeos produzidos pelas equipes, todos os presentes assistiram também às mini palestras das convidadas Cynthia Milhim Ferreira (1ª Dama de Franca e Presidente do Fussol); Dalila Abrão Barini (Presidente do Centro de Voluntários da Saúde); e Ernestina Assunção Cintra (Assistente Social da APAE.

As falas das convidadas tiveram a intermediação da professora Maria Cherubina de Lima Alves, que, ao final, destacou os benefícios que ações solidárias promovem para todos – tanto para quem faz, como para quem recebe.

Ao final, foram divulgados os três melhores vídeos:

  1. Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (1.876 pontos);
  2. Enfermagem (1.800 pontos); e
  3. Medicina (1.351 pontos)

+ Educação