Transações bancárias pelo celular aumentam 24%, segundo Febraban

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2019 às 00:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:32
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Os dados também indicam que a abertura de contas feitas por aplicativo chegaram aos 2,5 milhões em 2018

O
número de transações bancárias feitas pelo celular, por meio de aplicativos,
cresceu 24% em 2018 em comparação ao ano anterior. Segundo pesquisa divulgada pela
Federação Nacional dos Bancos (Febraban), o número de transações bancárias com
movimentações financeiras cresceu 33%.

A
quantidade de transações com movimentações financeiras por celular aumentou
80%. Em 2018 foram feitos 2,5 milhões de pagamentos e transferências (incluindo
Documento de Ordem de Crédito – DOC e Transferência Eletrônica Disponível –
TED), superando o internet
banking
. “Observamos a migração do nosso cliente para o mobile. A facilidade
em poder resolver questões financeiras apenas utilizando o celular é um ponto
chave desse crescimento”, disse o diretor setorial de Tecnologia e Automação
Bancária da Febraban, Gustavo Fosse. 

Segundo
os dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2019, feita por meio de
questionários a 20 bancos associados, o avanço de 80% está relacionado ao
crescimento do número de contas pagas por meio desse canal, que chegou a 1,6
bilhão, e do aumento de 119% na quantidade de DOCs, TED e outras transferências
de valores em contas bancárias (862 milhões).

“No
celular tivemos incremento em todos os tipos de transações que pesquisamos. No
internet banking houve aumento em dois deles e estabilidade em dois, mas
diminuição de pesquisa de saldo em 17%, o que não deixa de ser um movimento
natural, porque se eu estou em casa, eu pego o celular e olho o saldo, não vou
na internet para isso. É uma evolução natural das transações”.

Crédito e investimentos

A
contratação de crédito pelo celular aumentou 60% ao chegar aos 359 milhões em
2018. Os investimentos e aplicações feitas pelo mesmo canal cresceram 36%.

Os dados também indicam que a abertura de
contas feitas por aplicativo chegaram aos 2,5 milhões em 2018, enquanto que em
2017 foram 1,6 milhão. “O grande destaque aqui é o cliente preferindo usar o
canal digital para abrir uma conta ao invés de ir a uma agência para fazer
isso. Estamos observando que os clientes estão buscando operações mais
estruturadas, como a abertura de contas, pelo mobile. Isso já foi muito discutido no setor e com a
flexibilidade de legislação, facilidade de fotografar um documento e
transferir, os clientes estão buscando também essa opção”, disse. 

A
comunicação entre cliente e banco por web-chat teve crescimento de 364%, com 138,3 milhões
no ano passado. Os atendimentos via chatbot passaram de 3 milhões em 2017 para 80,6
milhões em 2018, o que corresponde a um aumento de 2.585%. 

Heavy users

A
pesquisa avaliou ainda o número de contas com usuários do mobile banking passou de 57 milhões em 2017 para 70
milhões em 2018. Desses, 38% são os chamados heavy users, ou seja, pessoas que fazem mais de 80% de
suas operações bancárias por meio do celular. Em 2017, os heavy users eram 16,3 milhões e em 2018 passaram a ser
26,8 milhões, um aumento de 64%. 

De
acordo com a pesquisa, os investimentos em tecnologia bancária somaram R$ 19,6
bilhões em 2018, ou seja, 3% a mais do que no ano anterior. Desse total, R$ 10
bilhões foram destinados a software,
para desenvolvimento de novas funcionalidades em serviços e produtos dos
bancos. “Pelo menos 10% desse valor é utilizado para segurança”, disse
Fosse. 


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