Tradução simultânea e de imagens: veja o que o Google Tradutor pode fazer

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de abril de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da versão para navegador de internet, o serviço também está disponível em um aplicativo – acessível para Android e para IOS

O Google Tradutor é uma ferramenta extremamente útil para quem precisa lidar com outros idiomas no dia a dia. Além da versão para navegador de internet, o serviço também está disponível em um aplicativo –acessível para Android e iOS–, que oferece uma série de recursos interessantes, às vezes pouco usados.

Veja sete deles, de acordo com uma publicação do portal Gizmodo.

Tradução offline

O aplicativo do Google permite baixar vários idiomas para o dispositivo e utilizá-los no modo offline. Isso significa que a ferramenta de tradução funcionará em qualquer lugar, mesmo que não exista uma conexão com a internet disponível.

Tradução de escrita

Você não precisa necessariamente digitar um texto para traduzi-lo no Google Tradutor. O aplicativo vem com uma ferramenta de caligrafia (o ícone do “Lápis”), que permite escrever palavras e frases na tela para que ele reconheça e traduza automaticamente para o idioma escolhido.

Tradução de voz

O aplicativo oferece a opção de transcrever palavras ditas em voz alta para outro idioma. Para isso, toque no ícone do microfone e fale a palavra ou frase a ser traduzida.

Tradução simultânea

O app também traz um modo de conversação que permite traduzir a voz de duas pessoas em tempo real. Para isso, basta clicar no botão “Conversa” e em seguida clicar no botão “Automática”. A partir daí, o Google Tradutor ouvirá ambos idiomas e fará a tradução simultânea.

Tradução de imagens

O Google Tradutor pode traduzir palavras em imagens, um recurso indispensável ao visitar um país estrangeiro e se deparar com placas de aviso ou com um menu de restaurante. Basta clicar no ícone da “Câmera” e tirar uma foto que o aplicativo reconhecerá o texto e exibirá na própria imagem a tradução.

Descoberta de idiomas

Ainda com a função “Câmera”, é possível detectar o idioma de um texto em alguma imagem, caso você não a reconheça. Ao tirar a foto, escolha como idioma de origem a opção “Detectar Idioma”.

Expressões importantes

O aplicativo do Google Tradutor permite ainda salvar palavras ou frases importantes para que o usuário possa acessá-las rapidamente no futuro. Para armazenar alguma expressão traduzida, clique no botão da estrela.


+ Tecnologia