Todos os moradores de Serrana serão imunizados contra Covid 19. Veja aqui o plano

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2021 às 13:35
  • Modificado em 7 de fevereiro de 2021 às 13:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade foi escolhida para fazer teste gratuito da vacina Coronavac pelo Instituto Butantan

Mais de 30mil pessoas serão imunizadas pela Coronavac em Serrana

Todos os moradores de Serrana, região de Ribeirão Preto, deverão ser imunizados contra a Covid 19.

A cidade foi escolhida pelo laboratório Butantan para verificar a eficácia da vacina em massa.

O anúncio foi feito neste domingo, através de publicação da CNN Brasil.  Até agora mantido a sete chaves, o projeto S, de secreto, vai começar a ser colocado em prática pelo Instituto Butantan e pelo governo do estado de São Paulo.

A partir do dia 17 de fevereiro, o governo estadual vai iniciar a vacinação em massa da população da cidade de Serrana, município que faz parte da região metropolitana de Ribeirão Preto.

Serão imunizadas cerca de 30 mil pessoas, o que representa toda a população adulta do município. No total, Serrana tem pouco mais de 43 mil habitantes.

O lançamento será feito pelo governador João Dória (PSDB) na semana que vem. Porém, repórteres da CNN tiveram  acesso a uma “live” feita pelo Instituto Butantan no município no último sábado (6).

“Esse é um estudo de eficiência e não de eficácia”, explicou Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, depois de ser questionado sobre o assunto pela reportagem.

O Instituto Butantan financia inteiramente o estudo, que vai ser realizado com doses que sobraram das testagens anteriores. Apenas moradores de Serrana estão autorizados a se vacinarem.

Os estudos feitos até agora verificavam a capacidade da vacina de proteger as pessoas que receberam o imunizante em relação a quem não recebeu.

Agora vai ser verificado o efeito da vacina sobre o avanço da epidemia como novos casos, mortes, ocupação de leitos de UTI etc. Em estudos normais, esses resultados só seriam alcançados quando um país termina a vacinação em massa de sua população.

Serrana foi escolhida porque a cidade é pequena, mas tem uma boa movimentação de pessoas, o que facilita a circulação do vírus. Além disso, a cidade chegou a atingir 5% das pessoas infectadas – o que é um dos índices mais altos de prevalência da doença no estado.

Durante a “live”, Covas admitiu que tem uma relação pessoal com a cidade, já que sua esposa é natural de Serrana, embora ressalte que isso não tenha sido um motivo para a escolha da cidade.

Serrana será dividida em quatro áreas, cuja população será vacinada em datas diferentes para comparar os efeitos da Coronavac nas regiões. A aplicação da primeira dose vai começar no dia 17 de fevereiro e prosseguirá até 10 de março. Em seguida, será feita a segunda dose.


+ Cidades