Tecnologia 5G vai depender das adaptações em cada município para sair do papel

  • Marcia Souza
  • Publicado em 8 de novembro de 2021 às 06:00
  • Modificado em 8 de novembro de 2021 às 06:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tecnologia pode revolucionar as telecomunicações do país, mas ainda vai levar tempo

5G

Tecnologia pode revolucionar as telecomunicações do país, mas ainda vai levar tempo

Na última sexta-feira (5) teve fim o leilão para exploração do 5G no Brasil, que definiu quais empresas poderão ofertar a nova tecnologia para os brasileiros.

Em entrevista à CNN Brasil – www.cnn.com.br -, o economista e especialista em regulação econômica, Luiz Henrique Barbosa, falou sobre os desafios que as operadoras terão para implantar o 5G no país.

Para ele, o principal desafio é local. “A gente tem empresas com a estrutura, mas a densidade de antenas é muito maior, cerca de cinco vezes maior do que a de tecnologias anteriores. Para isso, é preciso ter relacionamento com as municipalidades, e esse é um processo moroso e difícil”, afirmou.

Variáveis

Barbosa disse ainda que mesmo com a Lei Geral das Antenas, que buscou padronizar as exigências para implantação da infraestrutura no país, são muitas as variáveis.

“É um esforço que o setor fez em 2015 porque sempre houve dificuldade para implantar estrutura. Com 5.570 municípios, nós temos 5.570 possibilidades diferentes”, disse.

O especialista afirma que a legislação brasileira é outro desafio. “Infelizmente, o Brasil está atrasado. Com uma lei que não pode ser cumprida, empresas acabam indo para a Justiça e fazendo pedidos de liminar para poder ter a permissão de implementação de estrutura. Outros países têm a consciência que as telecomunicações ajudam no desenvolvimento local”, afirmou.

Anatel

A meta da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é que até julho de 2022 todas as capitais do país tenham a cobertura do 5G.

“O leilão foi desenhado de modo que as grandes operadoras já estabelecidas tenham o compromisso de cobrir as grandes cidades, e as operadoras regionais tenham o compromisso com as cidades menores”, disse Barbosa.

Quanto ao custo para o usuário final, o especialista afirmou que “a tendência é que se atenda com os preços atuais” e que em cinco anos seja possível que a maior parte do Brasil já possua a cobertura 5G.

“Até hoje temos lugares que não temos telefonia móvel adequada. Pelo fato de ter concorrência e operadoras com foco para alguns objetivos, acreditamos que em cinco anos a gente tenha essa tecnologia madura e disponível para toda a população”, disse.

Em Franca

A Algar Telecom quer que a tecnologia esteja disponível em suas áreas de abrangência já no ano que vem. A programação da Anatel inclui a cidade de Franca no mapa da nova tecnologia para 2026. Veja mais sobre o assunto:

 


+ Tecnologia