Suplementação tem efeito positivo na saúde das mulheres após a gestação, diz médica

  • Robson Leite
  • Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da suplementação, é recomendável que a mãe tenha um período de descanso, que não precisa ser acompanhado de culpa.

Durante os nove meses de gravidez, a mulher é o centro das atenções. Nesse período, ela realiza consultas de pré-natal e diversos exames.

“As etapas da gestação são, na maioria das vezes, acompanhadas pela rede de apoio da mulher e por médicos especialistas. Mas, quando o bebê nasce todos esses cuidados são direcionados diretamente para a criança”, explica a Chefe do Setor de Gestação de Risco da Santa Casa de São Paulo, Dra. Lilian de Paiva Rodrigues Hsu.

Segundo a médica, “com isso, a mãe exerce apenas o papel de provedora, deixando de lado sua própria saúde física e mental. Os momentos de autocuidado nesse período ficam em segundo plano”.

Com essa preocupação em mente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2022 suas primeiras diretrizes globais para apoiar mulheres e recém-nascidos no período pós-natal.

Bem-estar físico e mental da mãe

A instituição global entende que este é um momento crucial para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e apoiar a recuperação e o bem-estar físico e mental da mãe. Entre as mais de 60 recomendações estão aconselhamento sobre aleitamento materno e triagem para depressão e ansiedade materna no pós-parto.

A Dra. Lilian alerta que, nas primeiras quatro semanas após o parto, a mulher deve ser avaliada de maneira completa quanto ao seu bem-estar físico, social e psicológico, recebendo orientações quanto à nutrição adequada ao período do aleitamento.

“Para a recuperação física, é importante recomendar o uso de suplementação que, nos casos de gravidez planejada, deve ser iniciada antes da concepção e se manter até o período pós-parto. Porém, muitas vezes esse cuidado acaba ficando de lado. É justamente nesse período que as mulheres têm menos tempo e disposição para se alimentar adequadamente e suprir suas necessidades nutricionais.

“O retorno do organismo às condições pré-gestacionais se associa às queixas mais recorrentes: a flacidez e queda de cabelo”, detalha a médica.

Consumo de energia e nutrientes

Essa somatória de potencializadores resulta em perda da qualidade de vida e pode, inclusive, afetar a autoestima das mulheres, assinala a Dra. Lilian.

“A gestação e o parto são processos que demandam alto consumo de energia e nutrientes. Por isso, é comum o aparecimento de deficiências nutricionais, especialmente de vitaminas e minerais – importantes para a recuperação do corpo. A queda de cabelo, observada por algumas mulheres, pode ser resultado desse quadro, pois, com a saída da placenta, as variações hormonais levam à diminuição dos fios”.

A boa notícia é que há suplementos nutricionais que combinam em uma só fórmula o colágeno Peptan®, que confere melhor densidade do colágeno e hidratação da pele, vitamina C e E, que atuam como antioxidantes no combate aos radicais livres, zinco e biotina, que contribuem para a manutenção do cabelo, pele e unhas.

É importante optar por suplementos que tenham vitaminas do complexo B para o bom funcionamento do sistema imune. “Fica ainda mais simples a adesão ao tratamento no meio da rotina agitada quando todos esses nutrientes estão presentes em uma única dose”, pontua a especialista.

Orientação médica

É importante ressaltar que a suplementação nutricional no pós-parto deve ser feita sob orientação médica, pois cada mulher tem necessidades individuais e apresenta condições de saúde específicas, que requerem atenção especial.

“O acompanhamento adequado de um profissional de saúde é fundamental para auxiliar a mãe nesse momento e fazê-la compreender que é preciso ter um tempo dedicado ao autocuidado de forma saudável e atenta aos sinais de que algo não vai bem em seu organismo”, diz a Chefe do Setor de Gestação de Risco da Santa Casa de São Paulo.

“Além da suplementação, é recomendável que ela tenha um período de descanso, que não precisa ser acompanhado de culpa. Afinal, todos ganham quando uma mãe está bem nutrida e descansada: ela estará em perfeitas condições para cuidar do desenvolvimento de seu bebê”, completa a médica.


+ Nutrição