Supermercados de Franca podem ter que oferecer informações em braile nas gôndolas

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 25 de outubro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O texto prevê que lojas com mais de dois mil metros quadrados e hipermercados de Franca adotem medida de acessibilidade

Câmara de Franca

O texto prevê que lojas com mais de dois mil metros quadrados e hipermercados de Franca adotem medida de acessibilidade

Está em tramitação no Legislativo francano um projeto de lei que visa a inclusão e acessibilidade de deficientes visuais no município.

Trata-se de fixação em braile das informações contidas nas gôndolas de supermercados e hipermercados.

O texto prevê que lojas com tamanho superior a dois mil metros quadrados e hipermercados em funcionamento no município de Franca garantam aos deficientes visuais informações em braile sobre os produtos contidos nas gôndolas, seguidos de seus respectivos preços.

“A oferta de informações nas gôndolas em braile possibilitará às pessoas com deficiência visual mais uma opção para a autonomia necessária no dia-a-dia”, disse Donizete da Farmácia ,um dos autores do projeto de lei.

Respeito

Também autor, Daniel Bassi diz que o objetivo é oferecer mais acessibilidade e respeito a este público em Franca.

“Ao frequentar ambientes comuns a todos, eles devem ser tratados de forma igualitária, sem necessidade de estarem sempre na presença de um acompanhante”, justificou Bassi.

Donizete e Bassi afirmam ainda que a referida propositura já foi submetida ao crivo do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Franca (CMPCD), bem como à Sociedade Francana de Instrução e Trabalho para Cegos.

Auxílio

O texto do projeto de lei também prevê que em caso de solicitação, os estabelecimentos poderão disponibilizar funcionários para auxiliar e acompanhar as pessoas com deficiência visual, a fim de esclarecer dúvidas ou auxiliar em eventuais dificuldades.


+ Política