Sua planta está morrendo? Aprenda agora mesmo como tratá-la!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de janeiro de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para os “pais de planta” iniciantes, cuidar da pequena selva em casa pode não ser uma tarefa tão fácil

Veja as principais dicas que os “pais de plantas” precisam para cuidar delas muito bem!

 

Segundo o Google Trends — ferramenta do Google que mostra as pesquisas mais populares buscadas em uma época recente — as buscas pelo termo “kit de jardinagem” cresceram 180% entre 17 de março e 17 de junho de 2020.

Esse resultado é uma consequência direta do isolamento social, onde as pessoas passaram a ficar mais em casa e adotar o cultivo como passatempo.

Porém, para os “pais de planta” iniciantes, cuidar da pequena selva em casa pode não ser uma tarefa tão fácil, visto que a inexperiência dificulta o manuseio das mudas, podendo até mesmo danifica-las.

Sendo assim, para ajudar aqueles que querem salvar suas plantas, bote a mão na massa (ou melhor, na terra) e saiba como tratá-las!

Preste atenção nas folhas

Só de bater o olho, já dá para ver se uma planta está saudável ou não por conta da sua folhagem. Segundo o jardineiro Adelson dos Santos Fernandes, uma planta sadia é aquela que tem folhas verdes e brilhantes.

Entretanto, quando elas apresentam aspectos desbotados, murchos, amarelados e quebradiços, é necessário prestar atenção.

Ainda de acordo com o profissional, inúmeros fatores podem desencadear esses sinais: “pode ser a falta ou até mesmo o excesso de água, local inadequado, pouca ou muita luz. Tudo depende, primeiramente, do tipo de planta que estamos lidando”, destaca.

Dessa forma, o recomendável é estudar o espécime em questão e testar pequenas mudanças na rotina.

Falta de nutrientes

Caso mudanças como a quantidade de água e alteração de local não funcionem, é interessante investigar se a planta não está sofrendo com a escassez de nutrientes.

“As plantas com deficiência de nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, apresentam um crescimento lento e folhas amareladas. Além disso, a falta de tais substâncias também inibe a floração e causa o abortamento de frutos”, explica Adelson.

Para resolver essas problemáticas, é interessante investir em fertilizantes orgânicos, adubos minerais ou até mesmo em itens caseiros, como casca de ovo triturada ou borra de café.

Pragas

Segundo o especialista, as pragas mais comuns são as formigas-cortadeiras (também conhecidas como saúvas), lesmas, caramujos, lagartas, pulgões e cochonilhas.

A identificação destas pode ser feita durante a análise das folhas, já que tais pestes costumam deixar um rastro de destruição nas plantinhas.

Adelson também explica que as folhas cortadas são indícios de formigas, caramujos e lagartas. Porém, quando apresentam manchas, o vilão da vez é o pulgão.

Por fim, a característica que revela a presença de cochonilhas é o aspecto esbranquiçado das folhas. Para lidar com essas pragas, ele aconselha investir no uso de inseticidas industrializados ou caseiros.

*Informações Alto Astral