Sociedade Brasileira de Cardiologia divulga orientação a pacientes sobre losartana

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de março de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cardiologistas divulgaram nota nesta sexta-feira (11/3) reforçando que o recolhimento está restrito aos remédios da Sanofi-Medley

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou nesta sexta-feira (11/3) nota com orientações aos pacientes sobre o recolhimento de medicamentos contra a pressão alta que tem como princípio ativo a losartana.

No texto, a SBC reforçou que o recolhimento é uma iniciativa da Sanofi-Medley e está restrito aos medicamentos indicados pela própria empresa: três fármacos contra a pressão alta contendo losartana ou uma combinação fixa de losartana e hidroclorotiazida.

De acordo com uma notícia do portal Metrópoles, quando anunciou o recall de seus remédios, a Sanofi Medley informou que foram encontradas impurezas nos comprimidos que poderiam causar mutações e aumentar o risco de câncer.

De acordo com a SBC, até o momento, não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina no Brasil, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação fabricada por outras indústrias farmacêuticas.

Diante disso, a entidade não vê problemas em relação ao uso de medicamentos com o princípio ativo losartana desde que eles sejam fabricados por outras indústrias farmacêuticas.

A SBC destaca ainda a importância de pacientes hipertensos manterem seus tratamentos – sendo com os remédios habituais ou, no caso, dos que estão sendo recolhidos pela Sanofi Medley, com outras opções indicadas por seus médicos.

Veja aqui a íntegra da nota da Sociedade Brasileira de Cardiologia:


+ Saúde