Sites monitoram todos os movimentos do seu mouse enquanto você navega

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 20:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esses dados são usados pelas empresas para entender melhor o comportamento dos visitante

O clássico “Every Breath You Take”, da banda britânica The Police, cabe muito bem para descrever o que muitos sites fazem com os usuários que os visitam. 

Cada clique de mouse é vigiado por ferramentas e esses dados são usados pelas empresas para entender melhor o comportamento dos visitantes.

Que páginas registram a navegação dos visitantes não é novidade, mas muitas empresas hoje usam um serviço que reúne todos esses dados para criar repetições de sessão com todos os movimentos de um usuário. 

O resultado é um vídeo que parece uma captura de tela do computador do internauta.

FullStory, LogRocket e Inspeclet são algumas das empresas que fornecem esse serviço para sites como Airbnb, Reddit, ABC e eBay. 

Elas se apresentam como ferramentas para projetar sites fáceis de usar e direcionar o comportamento usuário. 

Se em um e-commerce, por exemplo, muitos usuários adicionam itens ao carrinho, mas abandonam a compra em uma parte difícil do processo de pagamento, o serviço ajuda os proprietários do site a descobrir como alterar o design da página para otimizar as etapas.

Eric Ravenscraft, do blog OneZero, testou o FullStory no site do seu portfólio pessoal. 

“Com quase nenhuma experiência em desenvolvimento ou codificação, pude ver o que cada visitante do meu site fazia”, relatou em uma postagem. 

Depois de navegar pela página por um minuto, ele encontrou no painel do aplicativo uma recreação em vídeo de cada movimento que tinha acabado de fazer.

“Eu esperava que o vídeo mostrasse os links em que cliquei e talvez o texto que destaquei”. 

“O que me surpreendeu foi que o software ainda gravava quando eu agitava o mouse enquanto decidia em que clicar. Parecia observar a linguagem corporal digital”, lembra Ravenscraft”. 

O FullStory ainda conta com um recurso que rastreia os “cliques furiosos” – quando um usuário fica frustrado com um site e começa a clicar com raiva repetidamente.

Ser capaz de ver quando um usuário hesita em clicar no produto que estava procurando pode dizer muito sobre a eficácia do site. Também pode ser uma ferramenta poderosa de suporte ao cliente.

Por outro lado, isso traz preocupações sobre privacidade. Toda página tem acesso aos dados brutos de comportamento dos internautas, mas quando contratam uma empresa para fazer a análise desses dados, um terceiro elemento entra no conjunto.

Cabe, então, aos sites formatar seus formulários corretamente e usar as ferramentas de exclusão para manter os dados confidenciais fora do alcance de terceiros.


+ Tecnologia