Shampoo para queda de cabelo funciona mesmo? Veja o que especialistas dizem!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de agosto de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), apenas em 2018, o número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões

Quem sofre com queda de cabelo já tentou de tudo, inclusive vários tipos de shampoos – foto Freepik

 

Shampoos comuns têm a finalidade de higienizar o couro cabeludo. Mas, também há aqueles que fazem todo esse processo e cuidam da sua saúde capilar.

São os dermocosméticos, produtos clinicamente testados que podem trazer bons resultados.

Há alguns que são efetivos para calvície, condição que acomete homens e mulheres.

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), apenas em 2018, o número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões.

Apesar do senso comum, não foram apenas pessoas mais velhas, jovens com idades entre 20 e 25 anos representam 25% dos dados relacionados à queda, geralmente estimulada por problemas emocionais e genéticos.

A cientista especializada na área de Cosmetologia Avançada Jackeline Alecrim para falar sobre a eficácia dos shampoos antiqueda e como escolher o ideal para tratar a queda de cabelo.

“Estudos demonstram que ativos veiculados através de shampoos cientificamente desenvolvidos e englobados na classe de dermocosméticos apresentaram efeitos benéficos e podem sim melhorar fisiologicamente o funcionamento do couro cabeludo”.

“Essa possibilidade representa um avanço importante no tratamento, já que aumenta o leque de opções de coadjuvantes para combater a queda de cabelo”, explica.

De acordo com a especialista, o tratamento via folicular, no couro cabeludo, é considerado muito efetivo na disponibilização dos ativos caso as substâncias estejam em um tamanho molecular correto e sejam veiculadas através de shampoos específicos e aplicadas no couro cabeludo área que precisa ser tratada para a efetividade do tratamento — a aplicação no comprimento dos fios não alcança efetividade, já que está região não apresenta atividade fisiológica.

Como aplicar os shampoos corretamente

A cientista explica que há uma regra básica para absorção de ativos por via tópica: quanto mais fios em uma região, maior é a capacidade de absorção de ativos.

Assim, ela destaca que o couro cabeludo pode ser considerado a via externa com a maior capacidade de absorção, já que cada fio de cabelo está fixado em uma abertura, o poro, com comunicação direta para o interior dos folículos pilosos.

“Um fator extremamente positivo para o manejo e tratamento da alopecia, já que a disponibilidade dos ativos pela via folicular é extremamente importante para o tratamento”, explica.

A pesquisadora explica que estes produtos são especialmente desenvolvidos para funcionarem como carregadores de substâncias e têm uma formulação capaz de romper facilmente as barreiras do sebo depositado sobre o couro cabeludo, devido à presença de tensoativos específicos.

Isso favorece a absorção destas moléculas, o que aumenta a eficiência do tratamento.

“A forma correta ao aplicá-lo é massageando o couro cabeludo, isso favorece a microcirculação sanguínea local, o que ajuda ainda mais a chegada dos ativos até o seu alvo terapêutico”, detalha e complementa. “Movimentos circulares leves com duração de dois minutos já são suficientes para absorver os nutrientes”.

*Informações Revista Claudia