Seu gato precisa beber mais água? Veja dicas de especialista para essa situação

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 27 de janeiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem é tutor de gato sabe que nem sempre fazer os felinos beberem água é uma tarefa tão simples quanto parece

Tutores sabem: nem sempre é tão simples fazerem os gatos beberem água – foto Freepik

 

Saber como fazer o gato beber água nem sempre é tão simples. Quem é dono de pet entende a importância de se ter um cardápio de alimentação e uma boa hidratação para os animais, mas também sabe que certos comandos não costumam funcionar muito bem com os felinos.

A veterinária Nathalia Breder explica melhor os possíveis motivos para gatos não ingerirem o líquido e ainda preparou uma lista de dicas para quem tem gato em casa fazer o bichinho se hidratar com mais frequência!

Seu gato não bebe água? Entenda as possíveis razões

De acordo com Nathalia, não existem doenças específicas que se manifestam e fazem com que os gatos não bebam água. Na verdade, existem sintomas que podem ser avaliados externamente.

“Os felinos têm certa preguiça e resistência natural em ingerir água. Qualquer doença que ele apresente faz com que essa indisposição de andar, de se mover até o pote ou fonte de água aumente”.

“A questão dos bigodes encostarem na borda do pote também gera um incômodo muito grande”, diz a veterinária.

O que fazer se meu gato não bebe água com frequência?

Se a ingestão de água diminui quando os gatos estão com algum tipo de dor ou incômodo, a primeira das dicas para donos de gato é observar com atenção a rotina alimentar e de hidratação do pet.

Saber como cuidar de gato nem sempre é tão simples, então é fundamental acompanhar os momentos de alimentação a fim de descobrir se as quantidades ingeridas são suficientes para mantê-lo saudável.

Caso perceba que seu gato parou de beber água ou ingere pouco líquido, isso pode significar algum tipo de patologia ou desconforto.

Lembre-se de não dar leite ao felino nem outros alimentos que gatos não podem comer para suprir a falta da água.

Dicas para gatos beberem água regularmente

Nathalia preparou uma lista de dicas para gatos ingerirem mais líquido que vão fazer seu pet se hidratar melhor e evitar problemas derivados da baixa ingestão de água! Dá uma olhada:

1. Invista em uma fonte de água para gatos

A especialista indica colocar pelo menos um tipo de fonte com água em movimento, já que felinos adoram beber em lugares de água corrente.

“A forma mais eficiente de estimular que o gatinho beba água é com a utilização de fontes de água específicas para gatos em casa”, afirma Nathalia.

2. Misture sachê com água morna

Outra opção supereficiente para fazer o pet ingerir mais água é a oferta de sachê ou ração úmida diariamente acrescido de uma ou duas colheres de sopa de água morna. “Assim, o estímulo para ingerir todo o caldinho é maior”, explica a veterinária.

3. Tenha potes inox ou de plástico que sejam rasos e largos

Segundo a especialista, o ideal é que sejam usados potes de inox ou plásticos rasos e largos, de modo que os bigodes do gato não encostem na borda quando ele for beber água.

A região da face dos felinos pode ser muito sensível, então busque evitar esse tipo de atrito.

4. Coloque um pote com água fresca em cada cômodo

Para aqueles que mantêm o gato dentro de casa, é crucial que cada cômodo da casa tenha um potinho com água fresca.

Isso facilita a hidratação do pet por reduzir a necessidade de locomoção e também estimula a hidratação pelo frescor do líquido.

5. Saborize a água com caldinho de carne ou um pouco de sachê

Se o seu gato for saudável, Nathalia sugere saborizar a água com caldinho natural de carne, um pouco de sachê ou uma colher de iogurte natural sem sabor e sem adoçante/açúcar.

Atente-se apenas para o fato de que essa não pode ser a única fonte de água, e nem deve ficar a disposição o dia todo. A ingestão da água natural é muito importante!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets