Seu cachorro está latindo muito? Veja dicas de adestramento para evitar o barulho!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 15 de janeiro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ter um cachorro latindo muito em casa é sempre um incômodo, mas esse som é uma maneira dele se comunicar e acontece por vários motivos

O latido do cão é uma maneira de ele se comunicar – foto Freepik

 

Ter um cachorro latindo muito em casa é sempre um incômodo, mas esse som é uma maneira dele se comunicar e acontece por vários motivos.

O problema é quando o cão late o tempo todo, seja para visitas, barulhos na rua e o pior, durante passeios. Às vezes, parece que ele faz isso até sem razão aparente, mas o latido sempre quer dizer algo.

O primeiro passo para resolver a situação é entender o que desencadeia esse comportamento.

Veja a seguir como lidar com os latidos frequentes e confira algumas dicas de adestramento para evitá-los!

1 – Identifique o motivo do cachorro latindo muito

Nesta dica, é interessante fazer uma análise de comportamento canino, observando a sua linguagem corporal.

Você deve perceber como é um cachorro ansioso (que geralmente fica com as orelhas para trás, tem salivação excessiva e comportamento destrutivo), com medo, que sente saudades do tutor e por aí vai.

Outra causa bastante comum para um cachorro latir demais é querer chamar a atenção para ganhar mais ração ou petiscos.

Isso também serve para aqueles cachorros que latem muito durante um passeio – que acaba se tornando estressante.

Nesse caso, ele não teve uma boa socialização e aprendeu que o latido é o melhor jeito de “falar” com todos.

Para driblar isso, deve-se fazer uma nova apresentação a pessoas e animais usando um bom adestramento, que você aprende logo abaixo.

2 – Ignore o cachorro latindo que quer atenção

Embora pareça difícil, essa é uma maneira do próprio tutor aprender a se acalmar na frente do cachorro latindo muito.

Muitos costumam ter uma reação imediata diante do latido, o que não é muito legal pois essa atitude demonstra desespero – e os cães percebem.

Então, além de observar a necessidade do latido, espere até o cachorro sossegar. Inclusive, isso é ótimo para não reforçar esse comportamento!

3 – Como treinar um cachorro que late muito?

O adestramento de cachorro funciona da seguinte forma: uso de comandos que ele deve aprender e obedecer para em seguida receber uma gratificação.

Ou seja, crie um aceno para silenciar o cachorro latindo e ofereça uma recompensa quando ele parar com isso.

Geralmente, o petisco é a melhor opção! Mas você sabia que até a ração de filhote ou adulto pode servir? Porém, é interessante oferecer uma alimentação de boa qualidade e palatabilidade para que o pet aproveite o prêmio.

Essa prática deve ser diária, pois os cães têm memória curta, então o reforço positivo deve ser constante.

Entretanto, tenha cuidado – eles podem aprender a latir só para ganhar ração. Saiba a hora certa de usar o alimento como reforço e aproveite outras recompensas, como elogios ou carinho.

4 – Use sinais sonoros e visuais para o cachorro latindo muito

Um dos melhores jeitos de responder um cachorro latindo muito é chegar tranquilamente perto dele e fazer um pedido de silêncio. O sinal mais comum é o “shiu”, mas ele deve ser longo e baixo, até o cachorro entender o recado.

Aliás, quanto mais baixo, melhor, pois assim o cão vai parar de latir para te ouvir. Outra coisa importante é não gritar com o pet, os gritos não funcionam e só atrapalham.

Já o sinal visual pode ser aquele clássico de silêncio, com o dedo indicador na frente da boca. Você pode fazer os dois gestos ao mesmo tempo para reforçar o comando. Em seguida, não se esqueça da recompensa.

5 – Ensine novas formas de comunicação aos cachorros que latem muito

Eles naturalmente têm esse instinto de latir (ou uivar) como forma de se expor, mas ele deve entender que essa não é a única.

Colocar as patas em cima do tutor, usar uma postura de alerta e bater as patas no chão são só alguns sinais que ele pode aprender para chamar a atenção.

6 – Boa ração e conforto acalmam o cachorro latindo

Se o cachorro está confortável, dificilmente ele vai latir. Suprir as necessidades básicas do animal é outra forma de parar um cachorro latindo muito.

A ração de cachorro deve ter todos os nutrientes necessários para o pet, além de ser ofertada no horário certo. Assim, ele fica saciado e não vai latir por fome.

Passeios e brincadeiras são maneiras de tirá-lo do tédio e o lar também deve ter um bom enriquecimento, pois assim é possível desviar dos latidos com brinquedos.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Pets