Sequelas pós-Covid: cinco problemas que merecem acompanhamento após a cura

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de outubro de 2021 às 06:30
  • Modificado em 4 de outubro de 2021 às 12:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A maneira de evitar que as sequelas pós-covid se tornem um caso sério de saúde, é realizar um acompanhamento mesmo após a cura

Sequelas pós-Covid, com o passar do tempo, demonstram que as infecções por coronavírus podem trazer muitos outros problemas, além dos já conhecidos.

Após meses de pandemia, o Brasil já ultrapassou a barreira dos 20 milhões de contaminados com a Covid-19.

Com o alto número de pessoas que já tiveram a doença, começam a surgir sequelas que podem render complicações.

“Para as pessoas que tiveram a forma grave da doença, a recuperação da massa muscular perdida está entre as prioridades”, conta a médica Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Pessoas com sintomas leves ou até assintomáticas podem apresentar queixas de saúde. As principais são: cansaço físico e emocional, a fraqueza muscular, a falta de ar, alterações de paladar e olfato, disfunções circulatórias, que podem ter consequências, desde a formação de pequenos coágulos até a queda de cabelos.

A principal maneira de evitar que as sequelas pós-covid se tornem um caso sério de saúde, é realizar um acompanhamento clínico mesmo após a cura da doença.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas, eis aqui o relato de médicos sobre os cinco principais problemas que podem aparecer depois de uma infecção por coronavírus. Confira:

1. Trombose

“O agente patógeno causador da Covid-19 desencadeia um processo incomum de coagulação, favorecendo a formação de coágulos nas veias, aumentando a incidência de quadros de trombose. O coronavírus favorece o surgimento de trombose nos pequenos vasos, causando uma inflamação na parede das artérias e dos vasos”, diz Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

2. Problemas neurológicos

“O cérebro acaba sendo um alvo fácil durante o processo de doença por diversos acontecimentos em simultâneo no corpo”, explica Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

3. Queda de cabelo

“A perda de cabelo é um fenômeno bem descrito após qualquer estresse fisiológico no corpo. Embora ainda não tenhamos estudo científico, essa queda pode estar ligada ao estresse físico e psicológico que os pacientes vivenciaram com a infecção”, diz o dermatologista Daniel Cassiano, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

4. Enfraquecimento muscular

“A fadiga se deve a várias causas, e pode ser decorrente da perda de massa muscular causada pelo vírus. Quanto maior a gravidade da infecção, maior o comprometimento a longo prazo”, afirma a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do American College of LifeStyle Medicine.

5. Problemas cardíacos

Quem teve contato com a Covid-19 pode ter danos à saúde no futuro. O aumento da rigidez das artérias foi encontrado até em jovens. Isso pode afetar a saúde cardíaca e ser importante para outras populações que experimentaram casos graves do vírus. Esses adultos jovens e saudáveis podem ter risco aumentado de complicações cardiovasculares, que podem continuar após a infecção por Covid-19”, diz Juliano Burckhardt, médico cardiologista, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da American Heart Association.

Fonte: Saúde em Dia


+ Saúde