Sem novos leitos, Franca pode voltar para fase vermelha do Plano de combate à Covid

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 20 de janeiro de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito anuncia mais sete leitos para a semana que vem, mas Estado deve anunciar novo plano nesta quinta-feira (21)

Ala para atendimento aos pacientes com suspeita de Covid no Pronto-Socorro Álvaro AzzuzCom a totalidade de leitos de UTI ocupados na rede pública e apenas três libres na rede particular, Franca pode regredir para a fase vermelha no Plano São Paulo de enfrentamento da Covid-19.

Nos últimos dias a cidade viu uma explosão de casos, o que vem causando uma superlotação do Pronto Socorro “Álvaro Azzuz”, considerado polo de atendimento para a doença.

Já quanto aos leitos de UTI, quando chegou à fase verde Franca apresentava uma ocupação abaixo de 50% e hoje está a mais de 83%, sendo que os leitos públicos estão todos ocupados e há apenas três disponíveis na rede particular. Foram instalados ainda mais oito leitos do PS.covid

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciou, através de suas redes sociais, a abertura de mais sete leitos de UTI até a semana que vem, sendo três até esta sexta-feira (22) os outros quatro na semana que vem.

Caso o governo do Estado decida fazer a região de Franca regredir à fase vermelha, esta promessa nem é levada em conta. Acontece que o Plano São Paulo leva em conta os números da semana e a ocupação de leitos em Franca é alta há mais de uma semana – ainda mais quando se sabe que pacientes de Franca tiveram que ser internados em hospitais da região na semana passada.

Atualmente na fase amarela, se Franca regredir para a vermelha vai ser permitida apenas a liberação de serviços essenciais. Restaurantes e bares terão que fechar. Estes estabelecimentos, inclusive lojas, só poderão atender por delivery e drive-thru.

Atualmente, estão abertos com restrições, escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias, shopping centers e comércio em geral, embora tenha horário reduzido.


+ Saúde