Sem brincadeira: Google remove 9 apps da Play Store que roubavam senhas do Facebook

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de julho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A forma era genuína e sem indícios de golpe, o que facilitava a aplicação dos cavalos de troia nos celulares Android que baixavam os programas

O Google removeu recentemente nove aplicativos da Play Store que estavam roubando senhas de usuários do Facebook.

O relatório dos apps com a denúncia foi enviado pelo site Dr. Web Antivírus, que identificou o uso de softwares em apps inofensivos e alertou a empresa, que baniu os programas.

O segmento dos apps eram variados e entre a relação tinham editores de fotos, limpadores de cache – usados para otimizar o funcionamento do celular – e apps de astrologia, com análise diária de signos.

Juntos, os softwares foram baixados quase 6 milhões de vezes e apresentavam uma página para login no Facebook, forma como os hackers roubavam login e senhas.

Os aplicativos eram totalmente funcionais, o que deveria enfraquecer a vigilância de vítimas em potencial.

Com isso, para acessar todas as funções dos aplicativos e, supostamente, para desabilitar os anúncios no aplicativo, os usuários eram solicitados a fazer login em suas contas do Facebook.

“Os anúncios dentro de alguns dos aplicativos estavam realmente presentes e essa manobra tinha o objetivo de encorajar ainda mais os proprietários de dispositivos Android a realizar as ações necessárias”, diz um trecho do relatório do site Dr. Web.

De acordo com o tabloide Ars Technica, um porta-voz do Google disse que a empresa também baniu, além dos programas, os desenvolvedores de todos os nove aplicativos, o que significa que eles não terão permissão para enviar novos apps.


+ Tecnologia