Seleção Brasileira pega Uruguai e Colômbia no Pedrocão, após 30 anos longe de Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jogos da Seleção, que tem três francanos no elenco, serão válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem

Jogos da Seleção, que tem três francanos no elenco, serão válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem

A Seleção Brasileira masculina estará de volta à Capital do Basquete, Franca, após mais de três décadas longe do Pedrocão, o “Templo do Basquete” do país.

O selecionado do Brasil enfrentará, em Franca, as seleções de Uruguai e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem.

Os jogos estão maracados para os dias 25 e 28 de fevereiro, no Ginásio Pedrocão, casa francana, numa parceria da Confederação Brasileira de Basketball com o Sesi Franca.

A festa deverá ser mais ainda completa com a presença de três atletas de Franca que participaram da última convocação do técnico Gustavinho: Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho.

Reencontro

A última vez da Seleção Brasileira em Franca foi na década de 80, quando o Brasil enfrentou o timaço da cidade, com Fransergio, Robertão e Hélio Rubens, em amistoso no Pedrocão.

“Para nós é uma satisfação voltar à cidade de Franca com a Seleção Brasileira. Uma cidade que respira basquete, que tem uma história gigantesca na modalidade e casa de ídolos que temos como Hélio Rubens, Toto, Fransergio, Fausto, Chuí, entre outros grandes nomes”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Ele também relembrou sua relação com Franca nos tempos de atleta. “Eu tive a honra de defender Franca como jogador, na década de 80, atuando em um Sul-Americano, quando fomos vice-campeões, ao lado de Robertão, Hélio Rubens, Fausto, Guerrinha. Temos certeza que será uma festa para o basquete brasileiro, com o Pedrocão lotado nas duas partidas”, disse o presidente.

A história

O Ginásio Poliesportivo Pedro Morilla Fuentes, o “Pedrocão”, é considerado como um dos “templos” do basquete nacional.

Inaugurado em 1975, tem capacidade para cinco mil pessoas e foi local de diversas páginas da história do basquete nacional, levando o apelido de Pedrocão, um dos grande incentivadores do esporte na cidade.

O Pedrocão é casa do Sesi Franca, time fundado em 1959 e com uma extensa lista de títulos: 11 Campeonatos Brasileiros, 4 Pan-Americanos de Clubes, 1 Liga Sul-Americana, 6 Sul-Americanos de Clubes Campeões e 14 Campeonatos Paulistas.

Pela equipe da cidade passaram nomes como Anderson Varejão, Adilson, Gilson, Fransérgio Garcia, Hélio Rubens, Josuel, Guerrinha, Leandrinho, Robertão, Baby, Toto Garcia, Sandro Varejão, Benite, Valtinho, Sílvio Malvezi, entre outros.

“É um evento importantíssimo para a cidade e para o basquete brasileiro. Traz a Seleção Brasileira para a Capital do Basquete. Cria um link com a torcida e isso também injeta nos jogadores um sentimento de brasilidade, de pátria, e oferece ao público de Franca a oportunidade de ver a elite do basquete brasileiro jogando in loco, na cidade, em um ginásio que é sagrado para o basquete, o Pedrocão. É um orgulho para a cidade receber a nossa Seleção Brasileira”, disse Lula Ferreira, supervisor do SESI Franca.


+ Basquete