Segurança será reforçada em corredores comerciais da área central de Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir desta quinta-feira, 1º,tem início a Atividade Delegada, que proporcionará um reforço no policiamento nos principais corredores comerciais da área central da cidade

Prefeito Alexandre Ferreira faz anúncio da Atividade Delegada, que começa nesta quinta-feira, 1º

 

A partir desta quinta-feira, 1º,tem início a Atividade Delegada, que proporcionará um reforço no policiamento nos principais corredores comerciais da área central da cidade.

O encontro que anunciou as diretrizes de trabalho aconteceu nesta quarta, 31, no 15º Batalhão da Polícia Militar, contando com a participação do prefeito Alexandre Ferreira, PMs e vereadores.

O programa é um convênio firmado entre a Prefeitura de Franca e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo principal aumentar o efetivo nas ruas, trazendo mais segurança.

Os policiais podem trabalhar por, no máximo, 12 dias por mês e a carga horária não pode passar de oito horas por dia.

“Durante o exercício da Atividade Delegada os policiais trabalharão uniformizados e portando suas armas, mas exercendo funções de vigilância e fiscalização”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira.

De acordo com comandante da Polícia Militar, Márcio Cardoso, houve um estudo junto com a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e o secretário de segurança, Marcus Araújo, para identificar os pontos para a atuação dos agentes.

“Em um primeiro momento as equipes trabalharão na área central, mas nada impede que futuramente sejam deslocadas ou remanejadas para outras áreas”, disse Cardoso.

Alexandre Ferreira destacou ainda a importância da união entre os órgãos públicos para que a Atividade Delegada se tornasse realidade.

Ele falou sobre a pronta cooperação do comando da PM e o diálogo com a ACIF e comerciantes para tratar de mais medidas de segurança na cidade, além do trabalho feito pela Câmara Municipal para viabilizar a medida.

Outras ações

Além do projeto da Atividade Delegada, a Prefeitura de Franca tem investido em segurança para a população. Em agosto do ano passado foi inaugurada a Central de Monitoramento Eletrônico, que tem 56 câmeras em diversos pontos da cidade.

O serviço funciona 24 horas por dia, integrado com as Polícias Civil e Militar, através do Sistema Detecta. A ação já tem surtido efeito e impedido diversos crimes, identificando suspeitos.

A Prefeitura ainda adquiriu 27 novas viaturas para as forças de segurança (PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil e Trânsito) além de novos uniformes, equipamentos e convocação de novos guardas para a Guarda Civil Municipal e firmou, através da corporação, uma parceria com a Polícia Civil para ações da Lei Maria da Penha, prestando apoio às mulheres vítimas de violência.


+ Cotidiano