Secretaria de Saúde realiza “Sábado da Mulher” com atendimentos em 13 unidades

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de março de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde de Franca promove neste sábado, 13, o “Sábado da Mulher”, com a realização de exames de Papanicolau e solicitação de Mamografias

Secretaria de Saúde de Franca realiza Sábado da Mulher

 

Em comemoração ao mês da Mulher, a Secretaria de Saúde de Franca promove neste sábado, 13, o “Sábado da Mulher”, com a realização de exames de Papanicolau e solicitação de Mamografias.

Para este dia, estão sendo disponibilizadas 300 vagas para a coleta de Papanicolau, cujo atendimento será prestado em 12 Unidades Básicas de Saúde da Estação, Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3, Parque Progresso, UBS do Jardim Luíza e City Petrópolis, além da Casa da Mulher, das 7 às 13h, sendo 25 procedimentos em cada unidade.

Durante toda esta semana, a Secretaria de Saúde disponibilizou os agendamentos nas UBS participantes, sem a necessidade de indicação médica.

O Sábado da Mulher tem o objetivo de facilitar o acesso aos exames de rotina de saúde, ampliando a oferta de atendimentos para a prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero.

A mamografia é recomendada para as mulheres, com idade entre 40 e 65 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pacientes atendidas terão os resultados dos exames avaliados por profissionais médicos e para o atendimento neste sábado, deverão apresentar um documento de identidade com foto.

Exames

O Papanicolau é um exame ginecológico voltado a mulheres, a partir dos 24 anos, ou antes, se necessário. A coleta do exame é simples, rápida e, geralmente, indolor.

Oferece muitas informações sobre a saúde ginecológica da mulher, desde infecções vaginais até o diagnóstico de Câncer de Colo de Útero.

Já a Mamografia é um procedimento recomendado para o diagnóstico do Câncer de Mama.


+ Saúde