Secretaria de Saúde de Franca realiza Sábado da Mulher com mamografia e papanicolau

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de março de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mulheres interessadas em realizar os exames devem procurar uma das 11 UBSs (vide texto) para agendamento. Serão disponibilizadas 300 vagas

Sábado da Mulher acontece no dia 13, com realização de mamografias e Papanicolau

 

Em comemoração ao mês da Mulher, a Secretaria de Saúde promove neste sábado, 13, o “Sábado da Mulher”, com a realização de exames de Papanicolau e solicitação de Mamografias.

Para este dia, estão sendo disponibilizadas 300 vagas para a coleta de Papanicolau, cujo atendimento será prestado em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Casa da Mulher, das 7 às 13h, sendo 25 procedimentos em cada unidade.

A Secretaria de Saúde informa que as mulheres interessadas em passar pelo procedimento preventivo, devem procurar às UBS do Jardim Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3 e UBS do Parque Progresso, das 7 às 18h, além das UBS do Jardim Luíza e City Petrópolis, das 7 às 17h, para o agendamento, sem a necessidade de indicação médica.

Os agendamentos para os exames de Mamografia são recomendados para as mulheres, com idade entre 40 e 65 anos.

O Sábado da Mulher tem o objetivo de facilitar o acesso aos exames de rotina de saúde, ampliando a oferta de atendimentos para a prevenção ao Câncer de Mama e Cólo de Útero.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as pacientes atendidas terão os resultados dos exames avaliados por profissionais médicos.

Estarão abertas neste sábado, 13, recebendo o Sábado da Mulher, as UBS do Guanabara, São Sebastião, Leporace, Paulistano, Planalto, Ângela Rosa, Aeroportos 1 e 3, UBS do Parque Progresso e a Casa da Mulher, funcionando das 7 às 13h, exclusivamente, para estes atendimentos previamente, agendados nas unidades.

As pacientes deverão apresentar um documento de identidade com foto.

Exames

O Papanicolau é um exame ginecológico voltado a mulheres, a partir dos 24 anos, ou antes, se necessário. A coleta do exame é simples, rápida e, geralmente, indolor.

Oferece muitas informações sobre a saúde ginecológica da mulher, desde infecções vaginais até o diagnóstico de Câncer de Cólo de Útero. Já a Mamografia é um procedimento recomendado para o diagnóstico do Câncer de Mama.

 


+ Saúde