Secretária de Saúde de Franca realiza ação preventiva de saúde bucal com gestantes

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Saúde  de Franca está realizando um trabalho diferenciado com as mulheres gestantes, que fazem acompanhamento nas UBS, oferecendo assistência odontológica e orientações

Gestantes atendidas pelo SUS recebem trabalho diferenciado de assistência odontológica

 

A Secretaria de Saúde  de Franca está realizando um trabalho diferenciado com as mulheres gestantes, que fazem acompanhamento nas UBS, oferecendo assistência odontológica e orientações sobre cuidados que devem observar para garantir um desenvolvimento saudável do feto.

Com o título ‘A Saúde do Bebê começa pela Boca da Mamãe – Pré Natal Odontológico é Fundamental’, a iniciativa faz parte das práticas de humanização dos serviços de saúde.

Entre agosto e este mês, cerca de 180 gestantes foram ou estão sendo acolhidas, com datas e horários marcados, mediante contatos feitos pelas equipes de atenção básica de cada uma das 16 UBS.

Antes disso, devido a pandemia, os serviços estavam prejudicados. Para conscientizar as mulheres que ainda temem realizar tratamento dentário, no período de gravidez, a Assessoria de Comunicação, em conjunto com o Setor de Saúde Bucal, produziu um informativo com orientações gerais sobre o assunto, que está sendo distribuído nas unidades de saúde.

Desde a posição correta com o uso da escova de dentes, formas de higienização das partes internas e externas e mastigação de cada dente com movimentos de trás para a frente, escovação da língua para remover bactérias e purificar o hálito, entre outros cuidados.

Cuidados e importância para a gestante

Além daquelas pacientes regularmente cadastradas na rede pública, em acompanhamento, são feitas abordagens em geral das usuárias, que se apresentam nas unidades em busca de outros serviços.

Elas recebem, independente de estarem grávidas ou não, o informativo e as orientações.

Quando confirmam o estado de gestação, têm seus nomes anotados e passam a ser acompanhadas, para consultas com o dentista, com a orientação de que podem ser assistidas e realizar exames sem riscos em qualquer período (porém o mais indicado é o segundo trimestre ou quarta semana de gravidez).

Havendo necessidade de algum procedimento, pode ser agendado e realizado sem riscos de comprometer a gestação nesse período.

Atendimentos

As situações detectadas de gravidez de alto risco na rede pública municipal, de imediato são direcionadas para o ACAR (Ambulatório de Crianças de Alto Risco), que a Prefeitura mantém em área anexa a UBS da Estação, com uma equipe multidisciplinar para oferecer a assistência necessária à paciente.

Nas informações contidas no material distribuído, são esclarecidas as mudanças na saúde bucal durante a gestação, com as gengivas ficando mais sensíveis e sujeitas a irritações pela placa bacteriana, decorrente das variações hormonais que ocorrem nessa fase.

Uma outra observação feita as futuras mamães nesse trabalho, é que não ocorre perda de cálcio para formar os dentes do bebê, nem o enfraquecimento dos seus dentes.


+ Saúde