Secretaria de Saúde de Franca inicia agendamento de consultas ginecológicas

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A programação elaborada pela Secretaria de Saúde prevê realizar em torno de 1.000 consultas por mês

Consultas de ginecologia começam a ser agendadas em clínica credenciada pelo programa Mais Consultas

 

A Secretaria de Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira, 13, as consultas de ginecologia, por meio de uma clínica credenciada, através do chamamento público, visando o atendimento da demanda existente para essa especialidade.

O agendamento está sendo feito pela Secretaria de Saúde, beneficiando, por meio do Programa “Mais Consultas”, as pacientes previamente cadastradas nas UBS e que estão sendo comunicadas sobre o dia, horário e local, onde deverão se apresentar para o atendimento, que está sendo prestado por uma clínica, no Jardim Consolação.

A programação elaborada pela Secretaria de Saúde prevê realizar em torno de 1.000 consultas por mês. Neste primeiro dia, a movimentação foi grande desde às 7h, quando a primeira paciente foi acolhida.

A paciente Roselaine Aparecida Ferreira, 46 anos, moradora do Jardim Pulicano, disse ter ficado surpresa, porém muito feliz, quando recebeu a ligação da Secretaria de Saúde, avisando sobre a consulta, que aguardava há mais de um ano.

Ela costuma passar pelo médico como rotina e estava precisando. Elogiou a atenção do médico que a examinou, agradecendo a Prefeitura pela oportunidade que foi proporcionada. “Estou muito feliz”, disse Roselaine.

O secretário da pasta, Lucas Souza, explicou que os agendamentos estão sendo feitos pela secretaria, por meio de contatos telefônicos, com prioridade para as pacientes com solicitações registradas de forma cronológica, sendo da mais antiga até as atuais.

Souza orientou que as mulheres que registraram seus pedidos de consultas com ginecologista nas UBS, procurem a unidade mais próxima de casa e atualizem os seus telefones de contato para facilitar a localização e o agendamento.

Caso a paciente apresente indicação médica para a coleta de Papanicolau, o exame será colhido durante a consulta, assim como outros exames de prevenção de saúde da mulher que poderão ser solicitados. Já os atendimentos de Pré-Natal seguem mantidos nas UBS.

Segundo o secretário de Saúde, todas as pacientes atendidas, que tiverem a solicitação de exame, terão direito a uma consulta de retorno, no mesmo local para avaliação dos resultados.

Ao todo, a Prefeitura contratou 4.500 consultas, com médicos ginecologistas, por meio do Programa “Mais Consultas”, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil.

O valor unitário a ser pago para os procedimentos será de R$ 66,67, estabelecido pelo Decreto Municipal 11.354, de 4 de novembro, tendo como base um levantamento de preços médios de consultas da especialidade, realizado pelos técnicos da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

A Prefeitura informa que mantém aberto o credenciamento 02/21, para receber propostas de outras clínicas, que desejam se habilitar e prestar serviços na área de ginecologia.

As propostas devem ser enviadas para a Comissão Permanente de Licitações (Copel) ou por meio do portal: https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparencia/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml?showMod=10&sit=1.


+ Saúde