Secretaria de Saúde de Franca faz balanço positivo de ações no Sábado Rosa

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de outubro de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sábado Rosa aliou ações de orientação sobre câncer de mama e de colo do útero com atualização de vacinas de crianças e adolescentes

Sábado Rosa aliou ações de orientação sobre câncer de mama e de colo do útero com atualização de vacinas

 

A Secretaria de Saúde realizou no último sábado, 22, o ‘Sábado Rosa’, uma ação que contemplou a realização de atendimentos e orientações para as mulheres, sobre os serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero, além da atualização da carteira de vacinação, exclusiva, para crianças e adolescentes até 15 anos.

De acordo com a secretaria, neste dia, onde estiverem funcionando 13 UBS (Unidades Básicas de Saúde), no horário das 07h30 às 12h30, foram feitas 163 coletas de Papanicolaou e 137 pedidos para Mamografia.

Já na vacinação, foram aplicadas 241 doses, sendo 134 para a Covid, 77 para as vacinas de rotina e 30 doses contra Poliomielite.

Os atendimentos voltados para a Campanha ‘Outubro Rosa’, permanecem sendo prestados nas UBS até o final deste mês, com orientações, distribuição de material educativo e o agendamento para a realização de exames preventivos.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, lamentou a baixa adesão da população, no último sábado para a vacinação e alertou os pais, para que procurem as UBS mais próximas de casa e atualizem a carteira de imunização de seus filhos.

“As vacinas são gratuitas e a forma mais eficaz de prevenir os sintomas mais graves das doenças. As unidades estão funcionando até às 19h, justamente, para facilitar o acesso aos pais, que trabalham durante o expediente comercial, terem a oportunidade de levar seus filhos para serem imunizados”, alertou.

Ainda, de acordo, com a secretária, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até o final deste mês, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde.

Porém, devido a suspensão de expediente nas repartições municipais na próxima sexta-feira, 28 (Dia do Servidor Público) é importante que os responsáveis procurem as UBS até a próxima quinta-feira, munidos da carteira de vacinação para conferência.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, até o momento, foram imunizadas 17.588 crianças contra a Poliomielite. Já para a Covid, foram aplicadas o total de 850.483 doses, sendo 320.773 para a primeira aplicação, 290.272 para a segunda, 176.042 para a terceira e 62.378 para a quarta dose.

As programações diárias das campanhas de vacinação e vacinas de rotina poderão ser consultadas pelo site da Prefeitura, https://www.franca.sp.gov.br/noticias/saude/confira-a-programacao-da-campanha-de-vacinacao-contra-a-covid-100 e redes sociais oficiais no Instagram (@prefeituradefranca) e Facebook (/prefeituradefranca).


+ Saúde