Secretaria de Saúde de Franca amplia ações de atendimento às mulheres nas UBSs

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de março de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A proposta é realizar uma semana com ações diversas voltadas para a autoestima, com oferta de serviços de maquiagem, aliada a palestras com orientações

A Secretaria de Saúde de Franca está com ações voltadas para a saúde da mulher nesta semana

 

A Secretaria de Saúde de Franca está com ações voltadas para a saúde da mulher nesta semana, através das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias de Saúde da Família) ou nos Ambulatórios.

As pacientes estão recebendo orientações e informações de serviços disponibilizados de forma gratuita e de uma agenda de citologia uterina, que consiste na oferta de exames que permitem detectar algum tipo de alterações nas células do colo uterino.

Além das orientações, estão sendo promovidas atividades coletivas, reunindo grupos de usuárias em cada unidade, com palestras de profissionais convidados, discorrendo sobre prevenção e promoção de saúde da mulher.

No ESF do Jardim Paineiras, na Região Norte, por exemplo, a equipe está preparando eventos específicos entre os dias 12 e 13 de março.

A proposta é realizar uma semana com ações diversas voltadas para a autoestima, com oferta de serviços de maquiagem, aliada a palestras com orientações gerais e participação dos alunos de enfermagem do Centro Universitário Uni-Facef, além de um café da manhã para as participantes.

Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que serão programados mutirões de coleta do exame de Papanicolau aos sábados.

As datas, horários e locais serão divulgados nos próximos dias, e todas as mulheres que agendarem, serão previamente comunicadas de onde será realizado o exame.


+ Saúde