Secretaria de Educação de Franca inicia formação em cultura Afro-brasileira

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 2 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a realização dessa formação, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira

Formação tem como objetivo auxiliar professores a valorizar em sala de aula a cultura e religiões de matriz africanas

 

A Secretaria de Educação de Franca iniciou na última segunda-feira, 1º de agosto, uma formação continuada sobre a ‘História da África e Cultura Afro-brasileira na Perspectiva da Lei nº 10.639/03”.

O primeiro módulo, de um total de seis, foi realizado na manhã da segunda-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, sendo diretores das escolas, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e profissionais da secretaria.

A formação, que será ministrada quinzenalmente, até o início de novembro, com carga horária de 40 horas, incluindo atividades presenciais e à distância, objetiva atender a obrigatoriedade da questão “História e Cultura Afro-Brasileira” e as Relações Etnico-Raciais, conforme Lei nº 10.639/03, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a aplicação da política de Educação.

São amplamente conhecidas as desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias e a naturalização das desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado.

Diante desse quadro, a formação aos profissionais da Educação, preferencialmente, de forma transversal e integradora, é uma ação fundamental para a implementação eficaz da Base Nacional Comum Curricular, além de ser um suporte precioso para a superação dessas desigualdades, para a necessidade da construção das “aprendizagens essenciais”, que os alunos brasileiros precisam desenvolver durante as etapas e modalidades da Educação Básica, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

As professoras responsáveis pela capacitação são Josiane Barbosa Oliveira, que possui graduação (bacharelado, licenciatura e formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade São Paulo – USP e conta com especialização em Psicologia Clínica – Especialização em Psicologia Escolar – Formação em Psicanálise pela Associação Psicanalítica Internacional – IPA na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. Atua como psicóloga, trabalhando principalmente com crianças e adolescentes.

Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil, como líder do Comitê Igualdade Racial, além de Marley de Fátima Morais Borges, que é doutoranda no Programa de Serviço Social, Unesp-Franca; mestra em “Planejamento e Analise de Políticas Públicas” e graduada em História por esta mesma instituição.

É também Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Lato Sensu em “Estudos Culturais Afro-Brasileiro e Africanidades, também pela UFSCar e licenciada Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Realiza trabalho voluntário no Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Igualdade Racial) e ministra aulas de História na Educação Básica.

Com a realização dessa formação continuada, os professores poderão ressaltar em sala de aula, a cultura afro-brasileira, como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas.


+ Educação