Se você pretende viajar para a Europa, se prepare para a burocracia

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exigências são ainda maiores em razão do surto de covid que afeta várias regiões do mundo

Exigências são ainda maiores em razão do surto de covid que afeta várias regiões do mundo

Viajar para os principais países do Velho Continente pode não exigir visto de brasileiros, mas é bom estar em dia com alguns documentos para entrar na Europa e para não enfrentar problemas durante a imigração.

Do que você precisa?

1. PASSAPORTE

É essencial e obrigatório ter um passaporte válido para entrar na Europa. É altamente recomendável que seu documento tenha ao menos 6 meses de validade a partir da data da viagem, caso contrário, você pode ter problemas na imigração, dependendo do país (alguns exigem apenas 3 meses, mas é melhor não arriscar). Se precisar, veja como tirar o passaporte brasileiro passo a passo.

2. VISTOS

Como dissemos acima, para viajar para os países da União Europeia. brasileiros a turismo por até três meses não precisam de visto.

O mesmo costuma valer para outras nações do continente que não fazem parte do bloco, como Noruega, Islândia, Suíça, Rússia, Albânia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Turquia, Sérvia, entre outros.

No momento da nossa pesquisa, apenas o Azerbaijão e a Moldávia no continente exigiam visto.

Mas se você vai pra algum país que fique fora da União Europeia, é recomendável verificar a atual situação de exigência de visto junto ao consulado ou embaixada, uma vez que os acordos bilaterais são constantemente alterados e nem o site do Itamaraty consegue ficar atualizado.

3.TRATADO DE SCHENGEN

Também chamado de Acordo de Schengen, esse tratado permitiu a criação de uma política de abertura das fronteiras para livre circulação de pessoas na Europa entre os países membros.

Pra você, turista, isso quer dizer que não haverá nem mesmo imigração entre um país e outro desse grupo. Você fará a imigração apenas uma vez, no aeroporto de chegada à região de Schengen.

Mas se você vai viajar pra algum desses países, embora não necessite de visto, precisará de um seguro saúde obrigatório, com algumas particularidades como mostraremos mais abaixo. Embora todos fiquem na Europa, não confunda essa área com a União Europeia.

Atualmente os membros da Área de Schengen são:

Alemanha

Áustria

Bélgica

Dinamarca

Eslovênia

Eslováquia

Estônia

Espanha

França

Finlândia

Grécia

Holanda (Países Baixos)

Hungria

Itália

Islândia

Letônia

Lituânia

Luxemburgo

Liechtenstein

Malta

Noruega

Polônia

Portugal

República Tcheca

Suécia

Suíça

* Croácia, Romênia e Bulgária são candidatos ao tratado

Para viagens aos países que membros do Tratado de Schengen é obrigatório ter um seguro de viagem com cobertura mínima de €30 mil em assistência médica.

As operadoras oferecem um produto especial, muitas vezes chamado de Seguro Viagem Europa ou Seguro Viagem Schengen.

Explicadas essas questões mais complicadinhas, vamos então à listinha do que é recomendável ter com você para entrar na Europa:

Passaporte com pelo menos seis meses de validade;

Seguro viagem com cobertura do Tratado de Schengen;

Passagem de volta impressa;

Reservas dos hotéis durante a viagem (ou uma carta-convite);

Comprovante de que você terá ao menos €65 por dia (vale em espécie ou faturas do cartão de crédito internacional que comprovem esse limite).

Comprovante de vacinação contra o covid

Levar uma cópia em inglês dê um exame negativado de PCR contra covid


+ Turismo