Satélites da SpaceX cruzam o céu de Franca, assustando e encantando os moradores

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de maio de 2021 às 20:00
  • Modificado em 19 de maio de 2021 às 20:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imagem feita pela leitora Lívia Eduarda mostra o momento em que a fileira de satélites cruza o céu de Franca

Na noite desta quarta-feira, quem estava prestando atenção nos céus de Franca teve uma visão inusitada ao ver vários pontinhos brancos se movimentando por sobre a cidade.

Muitos pensaram ser uma chuva de meteoros ou até uma invasão extraterrestre, mas não se tratava de nada disso. Tudo indica que pode ser parte dos 52 satélites lançados no último sábado pela SpaceX nos Estados Unidos.

Se for isso mesmo, trata-se do projeto Starlink, idealizado em 2015 pela empresa aeroespacial norte-americana, do empresário Elon Musk, que tem como objetivo cobrir o planeta com satélites para prover internet banda larga.

O ousado plano pretende criar uma mega constelação artificial sobre a Terra, formada por, pelo menos, 12 mil satélites em órbita.

A estudante Lívia Eduarda fez uma filmagem dos satélites passando por Franca e enviou para o JF um print da tela do seu celular. Apesar de não estarem muito nítidas, por causa da altura, vale o registro.

“Em um primeiro momento pensei ser OVNIs”, brincou. “Meu irmão que me explicou do que se trata. Acho muito interessante essa iniciativa da SpaceX e curioso acompanhar todo esse avanço tecnológico”, afirmou.

Sua mãe, Maria Aparecida, ficou encantada com a constelação artificial. “Achei inusitado. Em toda vida nunca tinha visto isso. Em minha época só havia estrela cadente. Fiquei impressionada, achei bonito e surreal”, disse.

Foto do mesmo movimento de satélites, feita no último domingo e disponível no Youtube