São José promove ações no Outubro Rosa, com evento para suas funcionárias

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 8 de outubro de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Concessionária faz decoração temática, organiza palestra, bate-papo com as funcionárias e um café da manhã especial

Durante o mês de outubro, a São José, concessionária do transporte coletivo urbano em Franca, realiza diversas atividades para marcar o Outubro Rosa e lembrar as mulheres para a necessidade de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

Nesta segunda-feira (10), os colaboradores da operadora vão ganhar um laço rosa para ser usado durante a jornada de trabalho, com o objetivo de chamar a atenção de todas as mulheres para os cuidados com a saúde.

Na sexta-feira, dia 14, a equipe feminina da São José vai se reunir entre 14h e 15h30, para um bate-papo na sala de treinamento da garagem, na Avenida Doutor William Azzuz, 480, no bairro Recreio Campo Belo.

Troca de experiências

O objetivo será discutir assuntos voltados ao Outubro Rosa, como câncer de mama; a procura por assistência médica; a autovalorização da mulher por meio da prevenção; o autoexame etc. Será um momento de troca de experiências entre as mulheres.

Na semana seguinte (dia 21), haverá uma palestra, das 11h às 12h, com o médico Richard Sedric, que irá trazer orientações às colaboradoras sobre prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O evento será aberto a todas as mulheres que trabalham na São José e acontecerá na sala de treinamento, na sede da empresa.

E o Outubro Rosa será encerrado no dia 28, com um café da manhã especial às 7h50, no refeitório da garagem. O local será decorado e contará com painéis com vários informativos sobre o tema, além de uma área decorada especialmente para as colaboradoras que quiserem posar para fotos. Todas elas serão convidadas a usarem camisetas na cor rosa para deixarem o evento ainda mais bonito.

Saúde da mulher

O mês de outubro é reservado para a campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, a prevenção ao câncer de colo do útero, com incentivos a realização de exames preventivos para diagnóstico precoce.

Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher.

Em 2020, foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama, e 16.710 novos casos de câncer de colo do útero. Nas duas doenças, foram registradas, no mesmo período, 17.825 mortes em mulheres por câncer de mama e 6.627 mortes por câncer de colo do útero.

Número de casos

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do de pele não melanoma. No Brasil, o segundo tipo que mais acomete toda a população (homens e mulheres) é o de cólon e reto, e o terceiro tipo que mais acomete as mulheres é o de colo do útero.

A entidade indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos.

É importante lembrar que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.


+ Cotidiano