Santa Casa de Franca comemora 125 anos de fundação atendendo 750 mil pessoas

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de junho de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fundada em 1897, instituição é um Grupo Hospitalar de referência para 22 municípios e mais de 750 mil pessoas, em busca de excelência e evolução

A Santa Casa de Misericórdia de Franca, na quinta-feira, dia 16 de junho, completa 125 anos de sua fundação e de serviços filantrópicos em saúde, atendendo a cidade e mais 21 municípios da região (uma população de mais de 750 mil pessoas).

Poucas entidades ou empresas ultrapassam cem anos de existência. Um número ainda menor alcança o centenário com a vitalidade, o desempenho e a energia com que a Santa Casa de Franca chegou aos seus 125 anos de serviços prestados à saúde da população da cidade de Franca e região – consolidando-se como hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Grupo Santa Casa de Franca, além de ser credenciada pelo Governo do Estado de SP como OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela administração dos AMEs de Franca,Campinas, Casa Branca, Taquaritinga e Avaré.

Além disso possui o selo “Santas Casas SUStentáveis” concedido pela CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), estando entre as 50 maiores Santas Casas do país! Conta ainda com importantes títulos como: Hospital Amigo da Criança, Hospital de Ensino, Banco de Leite com certificações de excelência, Título Ouro em Qualidade Hospitalar (pela CPFL/Cealag), 2º Melhor Hospital do Estado e 9ª Melhor Maternidade.

Sincronismo

Tudo isso, resultado do total comprometimento e sincronismo da diretoria administrativa, diretorias médicas e técnicas, corpo clínico, equipe gerencial e colaboradores.

O presidente Tony Graciano comenta: “A Santa Casa de Franca é, desde sua fundação, direcionada ao acolhimento das pessoas mais necessitadas e historicamente consolidou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade; é por isso que todos nossos esforços administrativos estão sempre focados em ampliar e melhorar as estruturas tecnológica e humana, proporcionando um atendimento digno e humanizado à população. Contando constantemente como apoio de Parlamentares e Órgãos Públicos, das esferas públicas Federal, Estadual e Municipal – e também da iniciativa privada e da própria comunidade, que contribui constantemente com doações – o Grupo Santa Casa de Franca não para de evoluir, investindo em qualidade, tecnologia e valor humano”, conclui o presidente.

Com seus 125 anos de história, a instituição permanece atuante e em constante evolução; entre muitas ações, algumas têm se destacado, como a implantação do novo Laboratório ‘Santa Casa Mais’– a maior estrutura laboratorial de análises clínicas da região – é um inovador conceito em equipamento de saúde com qualidade e eficiência, que chegou para ficar e continuar sempre com novos lançamentos e grandes inovações em um mercado que evolui rapidamente com aplicação da tecnologia a serviço da vida!

Alinhado ao mais novo conceito de Hospital 100% Digital, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ é equipado com avançadas tecnologias, que facilitam o acesso dos usuários aos resultados de exames – podendo baixar estes arquivos em seus dispositivos eletrônicos para acesso a qualquer momento – além de gerar laudos de exames em formato digital, com alta precisão e resultados extremamente pontuais, proporcionando muito mais informações aos médicos para que estes possam chegar a diagnósticos precisos.

Além disso, existe a segurança digital, proporcionada por um armazenamento de dados em seus servidores, o que permite ao usuário acessar sempre que necessitar. Dispondo de um vasto parque tecnológico, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ oferece uma ampla gama de exames clínicos laboratoriais – além de serviços de diagnósticos por imagem como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética revitalizada (oferecendo exames ainda mais precisos, rápidos e com emissão de laudos diferenciados, feitos por médicos especialistas e subespecialistas, Raio X Digital, nova Hemodinâmica (que já está em fase de implantação), nova Mamografia (com equipamento e tecnologia de ponta), entre outros serviços que serão inaugurados em breve.

Lavanderia

Outra expressiva realização foi a inauguração da Lavanderia Hospitalar, que possui equipamentos com alta tecnologia, totalmente computadorizados, com sistemas de segurança e maquinários com controles de dosagem de produtos automatizados, gerando economia, uso racional de recursos como água e substâncias específicas, além de colaborar para baixa produção de resíduos para o meio ambiente.

E sua grande importância para a estrutura hospitalar é garantir a segurança do paciente e dos colaboradores contra disseminação de infecções hospitalares, mantendo todos os enxovais utilizados em perfeita assepsia.

Humanização para cuidar e salvar vidas

Porém, essa gigantesca estrutura só se mantém em funcionamento e constante evolução graças ao principal de todos os aspectos: o elemento humano. As pessoas é que são o verdadeiro coração desta grande máquina de atenção à saúde – trazendo para a instituição todos os seus conhecimentos técnicos, valores morais e éticos e, principalmente, sua empatia pelo ser humano e acima de tudo, o foco total em salvar vidas!

Todo o aparato tecnológico e estrutural oferece ferramentas que nas mãos certas geram os resultados esperados; atenção ao ser humano, amor ao que se faz e melhoria contínua são os ingredientes para o sucesso de uma instituição centenária, que reúne experiência e modernidade para o bem das pessoas que compõem nossa comunidade.

A instituição atua ainda, desde o início de 2020, no combate à pandemia, quando criou um grande Centro COVID, com leitos de UTI e de Enfermaria, tornando-se rapidamente uma referência pela qualidade de seu corpo clínico e equipes multidisciplinares – sendo escolhida entre vários centros especializados para participar do Programa de TeleUTI da Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) – que visa promover o ensino e a pesquisa, com a disseminação on-line do conhecimento, no intuito de auxiliar profissionais de saúde de todo o Brasil no enfrentamento à COVID-19.

O Grupo Santa Casa de Franca, com 125 anos, ainda permanece em constante evolução – já visualizando o aumento na demanda de saúde pública, projeta um Plano Diretor para os próximos 15 anos com vistas à construção de um grande complexo de unidades hospitalares integradas, onde atualmente se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer, reunindo a Santa Casa a estas instalações em um só local, com uma nova estrutura que terá capacidade para 400 leitos, facilitando ainda mais a vida dos pacientes atendidos e otimizando a logística de uso dos equipamentos e transportes da instituição, proporcionando mais conforto, eficiência, praticidade e qualidade de atendimento ao público.

Maquete digital 3D do novo projeto do Plano Diretor

+ Saúde