Saiba tudo sobre o óleo de jojoba, considerado o melhor elixir para cabelos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de dezembro de 2020 às 01:29
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O extrato é um poderoso antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos

Para se ter noção dos benefícios do óleo de jojoba para os cabelos, Kérastase, Davines, Joico e Wella, marcas reverenciadas internacionalmente e usadas por profissionais da beleza, têm o extrato na composição de pelo menos um de seus best-sellers. 

“É o melhor óleo vegetal para as madeixas, sem dúvidas”, afirma a terapeuta capilar e fundadora da Sweet Therapy, Cris Mendanha.

Extraído das sementes da Simmondsia Chinensis, planta originária do México e dos Estados Unidos, o produto ainda realça a beleza da pele e das unhas.

Com a ajuda de Cris, da dermatologista Giovana Alcantara e da esteticista Roseli Siqueira, o Metrópoles desvendou tudo que você precisa saber para incorporar o óleo à rotina.

Rico em antioxidantes e vitamina A​

O extrato é um poderoso antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos. Ele ainda é rico em vitaminas A, B e E, além de minerais como cobre e zinco.

“Traz muitos benefícios nutritivos para pele, cabelos e unhas e não pesa tanto quanto outros óleos, a exemplo do de amêndoas”, revela Roseli, esteticista e cosmetóloga de Izabel Goulart, Fafá de Belém e Lala Rudge.

O óleo de jojoba é especialmente indicado para os cabelos, mas também faz maravilhas para a pele e as unhas

“Ainda tem gorduras que se assemelham a camada lipídica da pele, como as ceramidas, que restauram a barreira cutânea”, acrescenta Giovana, especialista em beleza natural.

As ceramidas também estão presentes nos cabelos e têm a função de manter a água e os nutrientes dentro do fio, tornando-o mais resistente e saudável.

Mil e um benefícios

Para os cabelos​

Nutre, ameniza as pontas duplas e melhora quadros de dermatite seborréica, a famosa caspa. 

“Ainda regula a oleosidade, estimula o crescimento dos fios e deixa as madeixas mais sedosas e sem frizz”, complementa Cris.

Para a pele​

Protege dos sinais da idade e é anti-inflamatório. Hidrata o rosto, o corpo e até os lábios. 

Ajuda a controlar a acne e a cicatrizar lesões cutâneas. Pode ser usado, inclusive, para tratar dermatite atópica e psoríase.

Para as unhas​

Fortalece e nutre.

Como usar

Nos cabelos​

Semanalmente, aplique algumas gotas na extensão da haste capilar, a fim de melhorar as pontas duplas e hidratar os fios. 

Deixe agir por alguns minutos e lave como de costume. Se preferir, use após a lavagem, como sérum.

Uma vez por semana, também, misture cinco gotas do produto no shampoo e massageie o couro cabeludo, para amenizar a caspa.

Na pele​

Pode ser usado todos os dias, inclusive como aliado do creme hidratante e do protetor solar. 

“Quando passamos um óleo que nutre bem a pele, nós ganhamos resistência e defesa para o sol, fonte importantíssima de vitamina D“, elucida Roseli. Nos lábios, o uso também pode ser diário.

Nas unhas​

Passe antes da esmaltação.

*Informações Metrópoles