Formula Chopp

Saiba quais são as 10 melhores plantas para filtrar o ar de casa, segundo a Nasa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de dezembro de 2020 às 03:23
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo publicado pela Nasa revela espécies capazes de remover poluentes e tornar o ar mais puro

Mais que uma questão de sobrevivência, respirar ar puro também é sinônimo de qualidade de vida. 

Com a pandemia de Covid-19, o assunto se tornou ainda mais importante, uma vez que a ventilação e a circulação do ar são medidas fundamentais para evitar a contaminação pelo vírus.

Além disso, morar em lugares fechados, sem áreas verdes próximas ou ruas largas para a prática de atividades físicas, pode causar problemas como depressão, irritabilidade, fadiga crônica e exaustão.

Visando sanar possíveis dificuldades respiratórias, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) descobriu o potencial das plantas para remover, de maneira natural, poluentes voláteis.

A pesquisa, chamada de Clean Air Study (Estudo sobre o ar puro, em tradução livre), foi feita na década de 1980, mas voltou à tona recentemente, por conta do novo coronavírus. 

Importante: mais que escolher as espécies corretas, é preciso pelo menos uma planta por 9,3 m² para haver uma limpeza eficiente do ar.

Confira as 10 melhores plantas indicadas pela Nasa para limpar e purificar o ar:

1. Crisântemo​

O crisântemo é uma das plantas com flores mais populares. É capaz de remover benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno e outros poluentes conhecidos do ar.

2. Lírio-da-paz​

O lírio-da-paz foi considerado uma das espécies mais eficazes na remoção de benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, xileno, tolueno e vários outros poluentes conhecidos.

3. Hera​

Uma das plantas de videira mais populares na Europa, a hera é uma espécie de planta com flor que também remove poluentes aéreos.

4. Espada-de-são-jorge​

A espada-de-são jorge é uma das mais resistentes plantas de interior. Não requer muita luz solar e nem rega frequente.

5.Jiboia​

Queridinha dos amantes de decór estilo Pinterest, a jibóia é uma das plantas domésticas mais comuns, conhecida por ser muito resistente e se dar bem na maioria das condições ambientais externas.

6. Aloe vera​

A aloe vera é uma suculenta benéfica para uma infinidade de problemas, sendo usada para fins medicinais desde os tempos antigos. É resistente a condições climáticas adversas e é adequada para crescer sob sol forte e desertos.

7. Philodendron cordatum​

A philodendron cordatum é uma espécie famosa por estar na lista de plantas de interior que precisam de baixa luminosidade.

8. Colocasia gigantea​

Também conhecida como “orelha de elefante”, é uma espécie famosa por não precisar de tanta luz.

9. Aglaonema​

A aglaonema é uma planta popular de interior nativa das regiões tropicais e subtropicais do Sul da Ásia. Tem mais de 100 variedades que são atraentes e fáceis de cuidar..

10. Areca-bambu​

A palmeira de bambu é um vegetal que gosta de crescer sob a sombra e em condições úmidas, como nas florestas tropicais.

*Informações Alto Astral