Saiba como combater os sintomas da enxaqueca, que prejudica a vida de muita gente

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estimativas da OMS apontam que mais de 30 milhões de brasileiros têm enxaqueca e precisam se cuidar

A enxaqueca é uma realidade de 15% dos brasileiros e, apesar de não ter cura, as crises podem ser prevenidas.

Considerada uma doença incapacitante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível realizar algumas técnicas para prevenir e diminuir a frequência das dores latejantes na cabeça. Confira as dicas!

– A alimentação saudável e beber bastante água melhoram diversos aspectos da saúde, incluindo a diminuição das dores de cabeça. Evite comidas muito gordurosas, industrializados e doces e invista em abacate, peixe, vegetais verde-escuros.

– Algumas vitaminas e suplementos podem ser fortes aliados para minimizar a frequência das crises de enxaqueca. Pacientes que tomam 400 ml de vitamina B2 (riboflavia) e 600 ml de magnésio diminuíram a frequência das dores. A cafeína, ingerida com moderação, também pode te ajudar.

– É clichê, mas o estresse desregula diversos aspectos do nosso organismo e se torna um gatilho para as dores. Se você já está na crise, ele pode prejudicar ainda mais.

– Quem sofre com a enxaqueca precisa ter sempre os remédios à mão. Consulte um médico para encontrar o medicamento mais indicado ao seu caso. No entanto, evite tomar de forma exagerada e abusar os analgésicos.

– Uma vida sexual ativa pode ser uma forte aliada para quem sofre com a crise de enxaqueca. A Universidade de Münter, na Alemanha, observou que a dor reduziu em 60% dos pacientes após a relação íntima.

– O álcool pode causar enxaqueca, não é à toa que a dor de cabeça é um dos sintomas da famosa ressaca. Evite beber vinho, cerveja e uísque, porque podem aumentar as chances de uma crise.

– Os exercícios também vão te ajudar a diminuir a frequência das dores. Um estudo publicado na Neuroly de maio de 2020 indica a prática de yôga para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

– Alivie os sintomas da dor de cabeça com massagens, diminuindo a tensão e melhorando a circulação. Faça movimentos circulares nas laterais e na parte de cima da cabeça. Aperte e solte a região. Para potencializar o resultado, faça esta prática durante o banho.


+ Saúde