Saiba como combater os ácaros, os grandes inimigos do sistema respiratório humano

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Limpeza dos ambientes e lavar as roupas que estão guardadas, como casados, são medidas que ajudam no combate aos ácaros

Limpeza dos ambientes e lavar as roupas que estão guardadas, como casacos, são medidas que ajudam no combate aos ácaros

Espirros, tosses, coceira no nariz, olhos lacrimejando, inchaço na pálpebra. Esses são alguns sintomas das alergias respiratórias, muito comuns em certos períodos do ano.

Quem tem alguma alergia precisa redobrar atenção, mas mesmo para quem não tem é preciso tomar alguns cuidados para não desencadear uma crise alérgica.

Os ácaros são os principais causadores da alergia respiratória. Estes bichinhos microscópicos ficam escondidos principalmente em camas, travesseiros e roupas, pois eles se alimentam de restos de pele humana e de sobras de alimentos.

O que fazer?

Para combater esses inimigos invisíveis, é importante manter uma rotina de limpeza — da forma correta — principalmente neste período mais frio, em que as famílias tendem a deixar a casa mais fechada que o habitual.

“Enquanto dormimos, nós perdemos aproximadamente 1g de pele por noite. Então o colchão, travesseiro e a roupa de cama são altamente contaminados com ácaro. Por isso indicamos as capas impermeáveis”, explica a médica Maria Cândida Rizzo.

Segundo ela, os ácaros são os principais agentes capazes de promover uma sensibilização alérgica e levar a quadros respiratórios como rinite e asma.

Mas outros vilões são os pelos de animais domésticos e o pólen. Este último, na região Sul do país, onde o clima é mais temperado, semelhante ao da Europa.

“Pacientes que têm alergia ao pelo de animais domésticos começam a apresentar sintomas de alergia nos primeiros 15 minutos de contato com o ambiente onde estão os bichinhos. Já no caso dos ácaros, a reação só aparece quando a superfície onde ele está é movimentada”, explica Rizzo.

Cuidado simples

Para quem vai sair de casa nestes dias em que a temperatura caiu, a dica é lavar os casacos antes de usá-los.

Isto porque, enquanto ficaram guardados no armário, foram acumulando poeira e, consequentemente, ácaro.


+ Saúde