Saiba como cães podem reconhecer emoções dos donos e tomar decisões a partir disso

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 4 de dezembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os cães são capazes de reconhecer as emoções de seus tutores e podem mudar suas decisões a partir do mood de seu dono

Pesquisa mostra que cães são capazes de reconhecer emoções dos donos

 

Segundo uma nova pesquisa no campo da etologia, que estuda a psicologia animal, os cães são capazes de reconhecer as emoções de seus tutores e podem mudar suas decisões a partir do mood de seu dono.

Os cientistas do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, reuniram 90 cães e realizaram testes para avaliar a capacidade de entender emoções do seu tutor.

Pesquisa evidenciou que cães evitam interagir com pessoas que expressam raiva e entendem expressões faciais humanas

Depois de diversos testes com primatas que indicavam que as expressões humanas poderiam afetar o seu comportamento, as cientistas decidiram testar isso com cães.

“Assim, o próximo passo foi saber se eles entendem que o estado emocional de uma pessoa altera a forma como ela se comporta e, portanto, ele pode se ajustar a isso”, explica Natalia Albuquerque, que assina o estudo, ao Jornal da USP.

No artigo, publicado na revista Animal Cognition, as pesquisadoras relatam que testaram os cães com duas atrizes, que agiam de forma triste e feliz a variar o experimento. Os cães deveriam pedir comida de uma atriz triste e de uma atriz com raiva.

Na maioria dos casos, os cães preferiram pedir os alimentos da atriz que não expressava raiva. Os testes mostraram que os cães levam em consideração a expressão facial do rosto humano na grande maioria dos casos.

“A pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”, afirma a coautora do trabalho, a professora Briseida Resende.


+ Pets