Sabesp já testa sistema do Sapucaí, que vai dobrar abastecimento de água em Franca

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Precisou da intervenção da deputada Graciela para que as obras paradas há 10 anos fossem retomadas para beneficiar a população francana

Confirmando notícia divulgada no dia 18 de janeiro pelo Jornal da Franca (veja aqui), a Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp) começou a testar o novo sistema de captação de água em Franca (SP) e estima que até 30% da população possa ser abastecida já com água do rio Sapucaí ainda este ano.

Paradas há mais de 10 anos, inclusive prejudicando o abastecimento da cidade durante a crise hídrica, foi necessária a intervenção da deputada Graciela para que as obras fossem retomadas.

De acordo com Alex Veronez, gerente distrital da estatal, a meta é que a distribuição de água chegue até a população da zona Sul até o fim do semestre. Pronto, o sistema Sapucaí promete dobrar a capacidade de produção em Franca.

No momento, Veronez explica, a Sabesp testa a adutora de água bruta. “Depois vamos começar a encher a estação de tratamento de água para testar e acertar os detalhes para que o tratamento esteja no padrão de qualidade que a Sabesp distribui água atualmente. Nossa meta é, no final do primeiro semestre, já estar distribuindo água do Sapucaí na zona Sul da cidade”.

Maior vazão

Ainda de acordo com Veronez, por ter uma bacia hidrográfica maior, o Rio Sapucaí permite vazão suficiente para a nova captação.

“Estamos estimando que 20% a 30% da população possa ser abastecida este ano já com água do Sapucaí, toda a zona Sul, compreendendo a região do Aeroporto, Santa Cruz e alguns bairros adjacentes”.

Segundo Veronz, o Sapucaí tem uma bacia hidrográfica maior, consequentemente, uma vazão bem acima do Canoas. Isso representa que, no período de estiagem, vai ter vazão suficiente para estar tocando o sistema implantado na captação”.

Abastecimento garantido pelos próximos 60 anos

Segundo uma notícia do G1, nesta segunda-feira (31), nas projeções da Sabesp, o novo sistema significa garantir nível satisfatório de abastecimento ao menos até 2080.

Orçadas em R$ 297,2 milhões, as obras começaram em 2013 e estão quase dez anos atrasadas por uma série de questões judiciais. Ano passado, em meio a um racionamento, a Sabesp chegou a prometer conclusão do projeto.


+ zero