Sabesp é autorizada a aumentar a tarifa de água em 6,4% a partir de maio

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de abril de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aumento das tarifas de água e esgotos foi chancelado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)

A companhia de saneamento Sabesp informou na segunda-feira (08) que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou um reajuste tarifário de 6,44% em relação aos valores atualmente em vigor, conforme fato relevante ao mercado.

De acordo com notícia da CNN Brasil, o reajuste foi autorizado juntamente com a divulgação de uma nota técnica, disse a Sabesp, acrescentando que a deliberação com as novas tabelas tarifárias será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e passará a vigorar a partir de 10 de maio de 2024.

Segundo notícia do portal Infomoney, esse reajuste está acima da inflação do período, que foi de 4,5%. Na definição do reajuste, a agência reguladora leva em conta fatores como ganho de escala e expurgo de ajustes passados.

A Arsesp, no entanto, não aceitou a sugestão da Sabesp de incluir no reajuste o efeito dos descontos tarifários dado a grandes consumidores.

A Sabesp, segundo os documentos apresentados, oferece cerca de R$ 800 milhões em descontos e gostaria de incluir cerca de R$ 420 milhões nas tarifas.

Na visão da agência reguladora, essa política incentiva os grandes consumidores a demandarem mais água, o que impulsiona o volume de vendas da Sabesp.

Também ficou de fora uma compensação por diferenças entre o valor que a Arsesp calculou que seria vendido e o que efetivamente foi executado.


+ Economia