Sabe quem é Rodrigo Pacheco, senador de primeiro mandato que presidirá a Casa Alta

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2021 às 04:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Senador mineiro contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de seu antecessor, Davi Alcolumbre

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Pacheco foi eleito com tranquilidade ao atingir 57 votos e ganhar no primeiro turno

O senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) foi eleito presidente do Senado na noite dessa segunda-feira (1º). O parlamentar, apoiado por Davi Alcolumbre (DEM-AP), é ex-deputado federal por Minas, presidente do DEM no Estado e líder da sigla no Senado.

Pacheco está em seu primeiro mandato na Casa Alta, sendo eleito em 2018 com pouco mais de 3,6 milhões de votos. Ele vai comandar o Senado até 2022.

Enquanto deputado, Rodrigo Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa durante a administração do ex-presidente Michel Temer (MDB) e no período em que a Casa analisou denúncias contra o emedebista.

Pesou a favor da escolha de Pacheco o fato de Davi Alcolumbre estar em busca de um nome com boa relação com o Executivo, mas que tenha perfil independente e bom trânsito com senadores de esquerda e de direita. Além disso, o líder do Democratas é próximo do amapaense.

No Senado, Pacheco foi relator da Lei de Recuperação Judicial e Falência, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em dezembro.

Recentemente, ele também apresentou um projeto que estabelece um novo prazo para que empresas afetadas pela pandemia de coronavírus possam renegociar as dívidas. Fonte: O Tempo


+ Política