Quem é Ricardo Nunes, novo prefeito de São Paulo, cujo nome foi uma escolha de Covas

  • Marcia Souza
  • Publicado em 17 de maio de 2021 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar de ser bem mais conservador que Covas, sua participação na chapa foi uma escolha pessoal do prefeito.

Ricardo Nunes diz que vai continuar o trabalho de Bruno Covas, trabalhando pela população mais humilde

Com a trágica morte de Bruno Covas, o vice-prefeito Ricardo Luís Reis Nunes (MDB), de 53 anos, assume definitivamente a prefeitura da maior cidade do País.

Ele já ocupava o cargo desde 2 de maio, quando Covas se licenciou por 30 dias para dedicar-se ao tratamento contra a doença.

Antes de compor a chapa com Covas em 2020, Nunes foi vereador durante dois mandatos.

É apoiado por associações de empresários e faz parte da chamada “bancada da Bíblia” por sua forte ligação com a Igreja Católica.

Por isso, foi um dos principais defensores da anistia aos templos religiosos irregulares, prevista na lei de zoneamento de 2016.

Quando participou da Comissão de Finanças da Câmara, conseguiu barrar menções a questões de gênero no Plano Municipal de Educação (PME) ao defender que as salas de aula não eram adequadas para discutir sexualidade.

Apesar de ser bem mais conservador que Covas, sua participação na chapa foi uma escolha pessoal do prefeito.

Covas estava de olho no apoio do MDB na Câmara, representado por seu nome mais influente, o presidente da Casa, Milton Leite.

Nunes é aliado próximo de Leite, apesar de os dois discordarem em relação ao subsídio bilionário da prefeitura às empresas de ônibus da cidade: Leite é a favor, Nunes é contra.

Será curioso ver como o novo prefeito agirá nessa questão, agora que tem o poder Executivo do município nas mãos.

Antes de se aliar ao PSDB, Nunes fez parte da base de apoio do então prefeito petista Fernando Haddad, que gerou a chapa Haddad-Gabriel Chalita em 2012.

Haddad não foi reeleito ao perder a eleição para João Doria/Bruno Covas, cargo que Covas assumiu quando Doria se candidatou ao Governo do Estado.

Pouco antes de morrer, Bruno Covas publicou uma carta nas redes sociais dizendo que confiava no vice-prefeito para dar continuidade ao seu plano de governo.

“Tenho certeza de que vamos superar mais essa batalha. Assim como tenho a convicção que nosso vice Ricardo Nunes e nossa equipe de secretárias e secretários manterão a cidade no rumo certo, cumprindo nosso programa de metas e plano de governo, priorizando o combate à pandemia e seus efeitos. Fiquem bem e até breve”, postou Covas.

Nunes, por sua vez, afirmou que a equipe tem seguido e continuará seguindo as orientações de Covas.

“A melhor homenagem que a gente pode fazer ao prefeito Bruno Covas é continuar cuidando da população, que é o que ele sempre nos orientou, o que ele sempre cobrou da gente, mesmo agora na internação, que a cidade não parasse, que cuidasse das pessoas.”


+ Política