Reunião alinha ações para enfrentar alta nos atendimentos de saúde em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de maio de 2025 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura e hospitais discutem estratégias diante do avanço das síndromes respiratórias e planejam campanha para ampliar vacinação

Prefeito Alexandre Ferreira esteve reunido com representantes da área de Saúde de Franca

 

Diante do aumento de casos de síndromes respiratórias e da demanda por atendimentos médicos, a Prefeitura de Franca promoveu, na última quinta-feira (9), uma reunião estratégica com representantes da área da Saúde.

O encontro, realizado no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, e dirigentes dos hospitais São Joaquim/Unimed, Regional/Hapvida, Santa Casa e do Departamento Regional de Saúde (DRS-VIII).

A reunião teve como objetivo acompanhar os índices de internações, que cresceram consideravelmente nas últimas semanas, tanto na rede pública quanto na privada.

“Estamos em um período crítico, com a procura por UPAs e prontos-socorros aumentando, e o mesmo está ocorrendo nos hospitais particulares. Precisamos agir para reduzir os sintomas e internações causadas por vírus respiratórios. Por isso, estamos unindo esforços para encontrar soluções”, afirmou o prefeito.

Uma das primeiras medidas será o lançamento de uma campanha para ampliar a cobertura vacinal, com foco especial na imunização contra a gripe.

A ação será conduzida em parceria entre a Prefeitura, o DRS-VIII, os hospitais privados e a Santa Casa de Franca.

“É fundamental que a população, principalmente idosos e crianças, se vacine. A vacina reduz consideravelmente o risco de internações”, reforçou Alexandre Ferreira.

‘Dia D’ de vacinação contra a Gripe aconteceu no último sábado

Como parte das ações preventivas, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, 11 de maio, o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe. A mobilização aconteceu no Terminal de Ônibus “Ayrton Senna”, no Centro, das 9h às 13h.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação foi direcionada a diversos grupos prioritários, incluindo:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Idosos a partir de 60 anos
– Gestantes e puérperas
– Povos indígenas e quilombolas
– Pessoas em situação de rua
– Trabalhadores da Saúde, professores, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
– Pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas
– Forças de segurança, das Forças Armadas, funcionários dos Correios, do sistema prisional e jovens em medidas socioeducativas

Além do ‘Dia D’, a vacina segue disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das 8h às 16h nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).


+ Saúde