Reservatório da usina de Jaguara vai baixar ainda mais o nível da água: 555,5 metros

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de setembro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Construída para ter um reservatório com 90 milhões de metros cúbicos e nível de 561 metros, a represa vai ficar com o nível de 555,50 metros

Engie comunica que nível mínimo da represa de Jaguara poderá ficar no limite mínimo de 555,50m.

A Usina Hidrelétrica de Jaguara, localizada no rio Grande, informa que, devido determinação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) na 5ª Reunião Extraordinária no dia 31/08/2021, será necessário operar o seu reservatório em níveis inferiores aos habituais para contribuir com o fornecimento de energia no país.

A medida da hidrelétrica é decorrência da permanência da crise hídrica e o aumento do consumo de energia previsto para os próximos meses.

A partir de agora, o reservatório poderá atingir o nível mínimo operacional outorgado, de 555,50m. Segundo as informações disponíveis, a usina foi construída para operar com o nível de 561 metros.

Assim como essa, há uma série de outras ações para o enfrentamento da crise hídrica que possa garantir a oferta de energia elétrica ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Tais medidas foram estabelecidas e conduzidas a partir da instituição da CREG, pela MP 1.055 de 28/06/2021.

Moradores

O fato é que os proprietários de ranchos e moradores do entorno da Usina, além de pescadores e turistas que visitam o balneário de Rifaina, estão amargando prejuízos por conta do esvaziamento da represa.


+ Cidades